O objetivo e a forma como estão no Facebook enquadra os utilizadores da rede social num de quatro grupos: construtores de relações, informadores, selfies e observadores.

A conclusão é de um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, que inquiriu perto de meia centena de participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos.

Para tal foi desenvolvido um questionário com 48 declarações do género, “O Facebook é uma fonte de stress e isso deprime-me” ou “O Facebook é uma forma de pedir ajuda ou algo que precise das pessoas”, que teriam de ser classificadas numa escala que variava entre “mais parecido comigo” a “menos parecido comigo”.

Feito o questionário, os jovens tiveram depois a possibilidade de justificar e classificar as respostas numa entrevista pessoal.

Os resultados obtidos permitiram à equipa de investigadores dividir o grupo de jovens nas tais quatro categorias de construtores de relações, informadores, selfies e observadores. Veja o que define cada um dos perfis nesta página online.