A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) faz parte das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital e pretende garantir uma gestão eficiente e sustentável do território através dos dados, facilitando a vida das pessoas e das empresas. No portal dedicado a esta estratégia há agora uma nova área, onde estão listadas as empresas que têm produtos e soluções que se enquadram neste domínio.

Para já a lista de empresas no diretório é ainda curta, mas está aberto o registo para quem quiser inscrever-se para disponibilizar produtos e serviços no âmbito da ENTI. A ideia é que o Diretório de Empresas para Territórios Inteligentes possa ser consultado pela Administração Pública Local quando procura soluções nesta área.

A informação pode ser filtrada pela área de atuação, com pesquisa dos diversos componentes ou serviços que as empresas disponibilizam.

O portal é gerido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) que avisa que o registo dos operadores económicos é voluntário, não sendo a organização responsável pela informação inserida.

Na semana passada foi lançado o aviso para a aquisição de serviço de dados para financiamento da aquisição e desenvolvimento de serviços de partilha de dados que sejam relevantes no contexto das diversas iniciativas ligadas à estratégia. As candidaturas podem ser entregues até 24 de janeiro de 2025.

O site Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes pode ser consultado neste link.