http://imgs.sapo.pt/gfx/149156.gif

Hoje muitas cidades europeias escolheram tirar os carros das ruas e celebrar o Dia Europeu sem Carros. Respirar um ar menos poluído e andar a pé ou usar outro tipo de transportes mais ecológicos é uma das oportunidades para gozar o dia, enquanto pode aprender e ensinar um pouco às crianças as regras do trânsito e da cidadania.




Também o Nik pode ajudar nesta aprendizagem. O pequeno herói já está na Internet há três anos promovendo a segurança rodoviária e defendendo as questões de educação cívica e de cidadania.




Todos os jovens com menos de 15 anos podem jogar com o Nik, ajudando-o a resolver os problemas da sua cidade, ameaçada por alguém que quer tornar o trânsito caótico, ou a resolver o mistério da caixa. Existem também na área "Aprende" fichas temáticas sobre segurança rodoviária que podem ser impressas e preenchidas offline, completando a aprendizagem conseguida durante os jogos.




Ajude as crianças a jogar e vai ficar surpreendido com o que elas podem aprender sobre o trânsito. Claro que depois não pode mesmo fazer nenhuma infracção com eles dentro do carro, porque eles vão certamente notá-lo...

Sites de dias anteriores:

21/09/2002
Os tesouros da British Library
São de facto preciosos aqueles que a British Library considera como Tesouros. Constituidos por um exemplar da Bíblia de Gutenberg, os apontamentos de Da Vinci e também um Corão com mais de sete séculos, tornam este site de visita obrigatória.

20/09/2002
A crónica da música alternativa
O Pitchfork é uma publicação online sempre atenta ao que há de novo e bom na música alternativa de raíz anglosaxónica. Aqui não há concessões ao comercialismo e vedetismo, pois o que conta acima de tudo é a integridade artística com suor e lágrimas.

19/09/2002
A criação e crescimento do Linux em documentário
Revolution OS constitui a crónica audiovisual da história do Linux e do software livre para o qual serviu de base. No site deste documentário, podem-se encontrar imagens retiradas do filme, críticas na comunicação social e um link para excertos.

18/09/2002
Transparência política online
No âmbito da preparação para as próximas eleições de 6 de Outubro no Brasil, o portal UOL disponibilizou a todos os seus utilizadores uma base de dados com perto de 7 mil registos que incluem as declarações de rendimentos dos políticos.

17/09/2002

Uma cidade onde se vive cada vez menos
Lisboa Abandonada é um site que, graças a um extenso registo fotográfico contando com várias colaborações, representa a crónica da progressiva desertificação da capital de Portugal. Aqui se mostram alguns dos cinco mil prédios lisboetas abandonados.

16/09/2002
Regresso às aulas

Concebido por uma professora do primeiro ciclo, este site pretende ser uma ajuda para professores e pais, e ainda uma fonte de entretenimento e conhecimento para as crianças. Entre as diversas informações constam alguns conselhos para o regresso às aulas.

15/09/2002
Histórias e anedotas sobre utilizadores de computadores
Já todos ouvimos a história do utilizador de computador que dobrou ao meio uma disquete de 5 1/4 para caber numa drive de 3 1/4, ou da loura que usou corrector no ecrã. Neste site são apresentadas mais algumas histórias e anedotas do género.

14/09/2002
Nariz de cão nunca conheceu o verão
Grandes, pequenos, pontiagudos, gordos, pretos, rosa ou castanhos. Fotos de narizes de cão de ângulos nunca antes vistos e de variadas raças à escolha. Tal como os responsáveis do site dizem, "frios, molhados e prontos para cheirarem".

13/09/2002
O museu dos relógios de pulso estranhos
O Pocket Calculator Show presta mais uma vez homenagem a uma daquelas tecnologias que em determinada altura teve êxito, mas que acabou por cair em desuso. Na exposição sugerida os internautas são convidados a assistir a um "desfile" de relógios LCD.

12/09/2002
Links para informação académica
Não deixe que o design pouco ambicioso o afaste deste portal, valioso recurso para todos aqueles (estudantes, professores, investigadores ou simplesmente interessados) que procuram informação sobre temas que vão desde a arquitectura à medicina.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.