Quer se considere um artista ou não, há uma plataforma online onde se pode divertir e manter o aborrecimento bem afastado enquanto transforma rabiscos abstratos ou até mesmo imagens em composições musicais.

Criado por Olivia Jack, PIXELSYNTH faz parte da coleção do Experiments with Google e dá-lhe a possibilidade de libertar a sua criatividade: basta arrastar o cursor pela tela negra. As linhas e formas que desenhar são “traduzidas” para notas musicais à medida que uma barra se desloca pelo ecrã.

É verdade que, à primeira vista, as peças musicais soam um pouco estranhas, mas, poderá configurar o sistema para adaptá-las ao seu gosto. No menu de configurações é possível, por exemplo, ajustar o aspeto dos seus desenhos ou imagens, controlar a velocidade de reprodução, assim como explorar várias escalas musicais.

De acordo com a artista que a criou, a plataforma foi inspirada pelo sintetizador ANS, um instrumento concebido originalmente em 1937 pelo engenheiro russo Evgeny Murzin. O sintetizador analógico, que só se materializou 20 anos depois, permitia gerar sons através de desenhos numa placa de vidro.

Além de dedicar-se a cultivar as suas competências musicais em PIXELSYNTH, poderá explorar mais criações de Olivia Jack que combinam tecnologia e arte através do seu website, incluindo Selfie Apocalypse, que se destaca pelos seus efeitos de imagem psicadélicos; hydra, que permite criar gráficos visuais em tempo real a partir de código no browser; ou ainda maps for getting lost, com mapas virtuais que se “autodestroem”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.