http://imgs.sapo.pt/gfx/175508.gif


Criado em 1998 por dois empreendedores do Silicon Valley para contestar a tentativa de afastamento do ex-presidente Bill Clinton, o MoveOn é um movimento online de base supostamente apartidário mas com uma agenda ideológica de centro-esquerda que visa trazer de volta as pessoas comuns para a política e o debate aberto e racional.



A proposta deste grupo é estabelecer progressivamente um grupo de pressão de e para cidadãos, longe do círculo de influência dos partidos políticos tradicionais e dos grandes média. Ao todo, esta organização conta actualmente com mais de 600 mil activistas online e promove campanhas publicitárias eficazes contra a guerra.



Por exemplo, no passado dia 16 de Janeiro começou a ser transmitido em 12 grandes cidades norte-americanas um spot comercial de 30 segundos, alertando para o perigo nuclear de um confronto militar contra o Iraque. Essa campanha custou 400 mil dólares, tendo sido financiada com a ajuda de milhares de doações



Noutras ocasiões, o MoveOn já recolheu mais de um milhão de dólares em iniciativas que incidem sobre o financiamento das campanhas políticas, questões ambientais e energéticas, segurança de armas e desarmamento nuclear. Se mais não fosse, este site representa a prova viva de que a Internet pode contribuir para influenciar a vida política, tanto através da acção de pequenos grupos marginais e contra-culturais como de grandes movimentos abertos à opinião pública em geral.

Sites de dias anteriores:

05/02/2003
Grupo Europeu de Regulação
Auxiliar a Comissão Europeia na consolidação do mercado interno de redes de comunicação e serviços é um dos principais objectivos do European Regulators Group, cujo website contém muita da informação sobre a sua actividade.

04/02/2003
O portal da AIP para empresários e gestores
A Associação Industrial Portuguesa conta desde há pouco tempo com um novo portal onde disponibiliza informação sobre si própria e sobre os seus parceiros e onde permite a compra e venda de bens e serviços oferecidos pelos associados, entre outras coisas.

03/02/2003
Mona Lisa, pioneira da arte por computador
Uma das primeiras imagens criadas por computador, a Digital Mona Lisa data de 1965, sendo um exemplo extraordinário dos gráficos dos primórdios da era digital, obtido com um scanner rudimentar. Passados quarenta anos, a beleza permanece a mesma.

02/02/2003

Mostrar iniciativas

No site do Clube Português de Artes e Ideias pode encontrar-se informação vária sobre os objectivos e actividades deste clube formado há quase duas décadas, mas pouco mais.

01/02/2003
Heróis, deuses e monstros da mitologia grega
Artemisa, Afrodite, Hércules ou Perseu ganham vida através das ilustrações e textos simples deste site de origem norte-americano que pretende dar a conhecer aos mais novos os principais protagonistas da histórias mitológicas gregas.

31/01/2003
William Gibson chega ao ciberespaço
Após anos sem possuir um endereço de email ou um site oficial, William Gibson, o autor de ficção científica que descreveu o ciberespaço antes de este existir, chega finalmente a esse espaço de fluxos, sinais e números sob a forma de um blog.

30/01/2003
Todas as espécies
A fundação ALL Species tem por objectivo completar um trabalho gigantesco: fazer o inventário completo de todas as espécies de vida na Terra no espaço de 25 anos. No seu site pode dar-se conta da evolução deste projecto.

29/01/2003
"YourVoice in Europe" multilingue
O portal de consulta pública da Comissão Europeia foi recentemente renovado e está agora disponível nas 11 línguas oficiais da União Europeia, para que todos os internautas possam dar a sua opinião acerca das políticas do executivo comunitário.

28/01/2003
A comunidade virtual em forma de jogo
Venda o que produziu, troque, ofereça, faça amigos, construa uma casa e torne-se milionário, tudo através de um interface Web. Trata-se do Game Never Ending, um jogo colectivo online de interacções económicas, sociais e políticas.

27/01/2003
Aliança para o Wi-Fi
As redes sem fios baseadas na tecnologia IEEE 802.11, também conhecidas por redes Wi-Fi, estão a assumir cada vez mais importância num mundo que se quer sempre ligado. A Wi-Fi Alliance junta uma série de empresas na promoção deste conceito.

26/01/2003
Ginástica de "trazer por casa"
Em vez de gastar balúrdios no ginásio da esquina, aproveite para se tornar íntimo da arquitectura e móveis lá de casa, fazendo a "ginástica doméstica" proposta por Harrison & Ford: uma mistura de ioga, breakdance, ginástica e alpinismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.