A crise dos refugiados é um dos grandes problemas da sociedade atual e a BBC quer dar-lhe uma perspetiva diferente sobre o assunto. Com recurso a um vídeo onde simula o ecrã do smartphone de um refugiado, a estação britânica dá-lhe uma visão simulada do que é viver o perigo, o medo e a incerteza da travessia que, nos últimos meses, tem sido responsável pela ceifa de milhares de vidas. O vídeo está disponível no site oficial da BBC Media Action.

Durante três minutos, o vídeo quase toma conta do nosso smartphone. É possível assistir a uma vasta quantidade de mensagens e fotografias, à consulta da bússola e às notificações que indicam a falta de bateria, internet ou cobertura móvel. O utilizador fotografa o ambiente no Mediterrâneo e a dada altura vê o ecrã do seu equipamento móvel partir-se depois de dar conta da confusão que tomou o seu acampamento. 

A peça é da autoria de Tom Hannen e teve por base um estudo feito pela BBC Media Action acerca dos problemas de comunicação sentidos pelos refugiados. De acordo com o que se pode ler no vídeo, esta é a recriação de uma das muitas histórias que foram contadas.

Ao portal Journalism, Hannen explicou que o objetivo foi criar algo que "fosse partilhável, relevante e interessante para remeter o espectador diretamente para a crise”.

Também pode assistir ao vídeo na página de Facebook da BBC Media Action ou no respetivo canal de YouTube e não se esqueça de fazê-lo com o seu smartphone, como recomenda a BBC Media Action.

[caption][/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.