http://imgs.sapo.pt/gfx/176374.gif


Numa altura em que o número de utilizadores comuns que migram para o sistema operativo open source Linux aumenta cada vez mais, em detrimento dos "sabores" Windows da Microsoft, quer por motivos económicos, políticos, morais ou, pura e simplesmente técnicos, é útil saber que existe um site como o DistroWatch, que serve de guia às dezenas de distribuições do Linux.



Desde as distribuições independentes e comunitárias, mais destinadas a geeks da velha guarda - como a Slackware, Debian ou Gentoo -, até às mais recentes distribuições que tentam seduzir os que abandonaram os produtos da Microsoft - imitando directamente o interface e as funcionalidades que já conhecem, como a Lycoris, o LindowsOS e a Xandros, passando pelas três grandes Red Hat, Mandrake e SuSE -, são mais de 80 as diferentes edições que podem ser aqui comparadas.



O utilizador pode verificar a última versão, saber se está disponível gratuitamente para download, conhecer a versão do kernel - núcleo ou base da plataforma - em que se baseiam e obter uma breve descrição. O site também publica regularmente análises das principais distribuições. Uma funcionalidade útil é o Top 10 das visualizações diárias de páginas referentes a cada variante o que oferece uma boa prova de avaliação da popularidade de uma determinada distribuição.

Sites de dias anteriores:

09/02/2003
O meu modelo virtual
Numa experiência que pode ser comparada à registada na infância de muitos mulheres com as bonecas de papel, o MyVirtualModel permite que os internautas criem versões digitais de si próprios para experimentar virtualmente as roupas da estação mais recente.

08/02/2003
Conservar o mundo natural
Recolher e conservar informação sobre a biodiversidade mundial é o propósito do centro de conservação e monitorização do programa ambiental das Nações Unidas, cuja explanação é feita neste website.

07/02/2003
Sinistros online em OK Tele-seguro renovado
O renovado site da OK Tele-seguro está agora apto a tirar dúvidas quanto ao procedimento em caso de sinistro ou quanto ao correcto preenchimento de uma declaração de acidente, além de possibilitar a participação de sinistros online.

06/02/2003
Trazer os cidadãos de volta à política através da Net
MoveOn é um movimento de e para pessoas comuns que se está a afirmar nos EUA, promovendo iniciativas que chamem a atenção da opinião pública para alguns temas, visando aproximar os cidadãos da política, longe do circuito dos partidos políticos.

05/02/2003
Grupo Europeu de Regulação
Auxiliar a Comissão Europeia na consolidação do mercado interno de redes de comunicação e serviços é um dos principais objectivos do European Regulators Group, cujo website contém muita da informação sobre a sua actividade.

04/02/2003
O portal da AIP para empresários e gestores
A Associação Industrial Portuguesa conta desde há pouco tempo com um novo portal onde disponibiliza informação sobre si própria e sobre os seus parceiros e onde permite a compra e venda de bens e serviços oferecidos pelos associados, entre outras coisas.

03/02/2003
Mona Lisa, pioneira da arte por computador
Uma das primeiras imagens criadas por computador, a Digital Mona Lisa data de 1965, sendo um exemplo extraordinário dos gráficos dos primórdios da era digital, obtido com um scanner rudimentar. Passados quarenta anos, a beleza permanece a mesma.

02/02/2003

Mostrar iniciativas

No site do Clube Português de Artes e Ideias pode encontrar-se informação vária sobre os objectivos e actividades deste clube formado há quase duas décadas, mas pouco mais.

01/02/2003
Heróis, deuses e monstros da mitologia grega
Artemisa, Afrodite, Hércules ou Perseu ganham vida através das ilustrações e textos simples deste site de origem norte-americano que pretende dar a conhecer aos mais novos os principais protagonistas da histórias mitológicas gregas.

31/01/2003
William Gibson chega ao ciberespaço
Após anos sem possuir um endereço de email ou um site oficial, William Gibson, o autor de ficção científica que descreveu o ciberespaço antes de este existir, chega finalmente a esse espaço de fluxos, sinais e números sob a forma de um blog.

30/01/2003
Todas as espécies
A fundação ALL Species tem por objectivo completar um trabalho gigantesco: fazer o inventário completo de todas as espécies de vida na Terra no espaço de 25 anos. No seu site pode dar-se conta da evolução deste projecto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.