http://imgs.sapo.pt/gfx/226963.gif




O Maestro é uma versão pública disponibilizada pela NASA de uma ferramenta de software desenvolvida pelos cientistas do Jet Propulsion Laboratory para controlar os veículos exploratórios enviados para Marte.




Acessivel a partir do endereço mars.telascience.org, o download deste software de simulação é gratuito e permite acompanhar os progressos conseguidos pelas sondas, nomeadamente a Spirit, que neste momento percorre a superfície marciana recolhendo e analisando amostras com o objectivo de tentar perceber se alguma vez existiu água em Marte e se, porventura, ainda resta algum desse líquido no planeta.




Com o Maestro é possível ver imagens a 2D ou 3D de Marte e simular planos de actividade simplificados para as sondas todo-o-terreno. Durante a missão que decorre actualmente o site irá disponibilizando alguns updates ao software com as imagens mais recentes do Planeta Vermelho.




Note que a elevada afluência de internautas ao site nos últimos dias obrigou o JPL a reduzir as funcionalidades do mesmo, nomeadamente os Foruns e as Perguntas mais Frequentes. Mas o download continua a ser possível e ontem mesmo foram carregadas no simulador novas imagens de Marte que podem ser usadas pelos "exploradores".

Sites de dias anteriores:

07/01/2004

open source visto pela UE
Acabado de inaugurar, este novo site sobre software livre e open source da UE pretende evidenciar a crescente importância da matéria, ao mesmo tempo que dá a conhecer actividades relacionadas conduzidas dentro dos programas comunitários.

06/01/2004

Um observatório reestruturado

Prosseguindo os seus objectivos de produção e difusão de informação sobre a área da comunicação, o site do Obercom foi reformulado e, entre outras coisas, apresenta agora uma nova estrutura assente numa lógica de observação sectorial.

05/01/2004

Aconselhamento psicológico online

A 35 euros por consulta, os cibernautas portugueses têm agora oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e questões de foro psicológico, que em qualquer altura os preocupem, através desta clínica de aconselhamento psicológico online.

04/01/2004

Para catraios e não só

Anuncia-se como um portal para miúdos e graúdos e, entre outras coisas, quer reforçar o papel das escolas e jardins de infância na formação de crianças aptas para a SI, contribuindo para a info-alfabetização de professores, educadores, pais e crianças.

03/01/2004

O que acontece em Lisboa
Tudo o que acontece culturalmente em Lisboa passa pelo Lisboa Cultural. Não é, mas podia ser o slogan deste site de promoção da cidade alfacinha e dos eventos culturais que nela têm lugar, criado pela Câmara Municipal.

02/01/2004

História da energia

Foram onze investigadores a trabalhar num projecto relacionado com a História da Energia, que deu origem a este site lançado no início de Dezembro e que é uma referência para todos os que querem aprender mais sobre os factos e pessoas que marcaram a área.

01/01/2004

Adeus a JenniCam

Encerrou ontem aquele que foi considerado o primeiro blog voyeurista. Jenni Ringley desligou as câmaras, fechando assim as portas de sua casa aos muitos cibernautas que durante mais de sete anos puderam acompanhar online o seu quotidiano.

31/12/2003

O mundo dos DVDs ao pormenor

Com mais de 300 páginas HTML associadas, mais de 700 imagens e um considerável arquivo de software, além dos muitos apontamentos de notícia, a informação fornecida pelo Doom9 destina-se a facilitar o "manuseamento" de DVDs, em diversos aspectos.

30/12/2003

Gestão da Inovação

VERITE é uma rede temática para troca de conhecimentos na área das técnicas de gestão da inovação. Juntando Universidades, organizações e autoridades regionais de 13 países da UE e 5 candidatos, pretende aumentar a comunicação entre eles.

29/12/2003

Magnetismo planetário em Harvard

Dentro do site dedicado à disciplina de geofísica da Universidade de Harvard está a página Planetary Magnetism & Core Dynamics, onde se dão a conhecer os resultados de investigações relacionadas com a origem dos chamados campos magnéticos planetários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.