Todos os anos, por alturas de maio, são apuradas as melhores fotografias da Via Láctea, no concurso Milky Way Photographer of the Year. São contribuições feitas por fotógrafos amadores e profissionais, sendo selecionadas e destacadas as melhores no blog Capture the Atlas.

Este ano, o concurso tem uma contribuição muito especial. O astronauta da NASA, Don Pettit, participou nesta edição com uma fotografia captada a partir do espaço, durante a sua mais recente missão a bordo da Estação Espacial Internacional.

Veja na galeria as imagens da edição de 2025:

Segundo a organização do concurso, esta oitava edição conta com 25 imagens finalistas, enviadas por fotógrafos espalhados pelo mundo, de uma seleção de cerca de 6.000 contribuições. As imagens finalistas são de 16 nacionalidades e incluem novas localizações raras como Chad, Ilha Socotra e os Andes. Outras contribuições chegaram do Chile, Estados Unidos, Grécia, Suíça, Guatemala, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Argentina, Iémen, Índia, rança, Namíbia, Espanha e Portugal.

Entre as fotografias, que mantêm como ponto comum a Via Láctea, existem amostras com a participação de um cometa, uma chuva de meteoros ou outra captada durante um recente eclipse lunar. Segundo explica a organização, a época alta para captar este fenómeno espacial decorre entre fevereiro a outubro no hemisfério norte e de janeiro a novembro no sul. Os meses de maio e junho oferecem a visibilidade mais longa.

“A Inclusão da imagem de Don Pettit captada a partir do espaço é um lembrete poderoso do nosso progresso na exploração do espaço e a nosso fascínio com o cosmos. Faz a ponte entre ciência e arte, dando-nos uma visão inspiradora da galáxia que está à nossa volta, tanto da Terra como em órbita”, salienta Dan Zafra, criador e curador do concurso.