http://imgs.sapo.pt/gfx/200426.gif

A mailing-list BumpList é uma experiência de computação social que altera as regras fundamentais relativas à forma como esperamos que as comunidades online funcionem. Em vez de se basear na subscrição permanente, esta lista de correio electrónico possui um número máximo de subscritores. Assim, quando uma nova pessoa assina a lista e empurra o tamanho da comunidade para além do limite estipulado, o membro mais antigo cai fora e apenas pode voltar se efectuar outra vez a assinatura.



O próprio cibernauta pode apenas retirar os seu nome ao chegar à frente da lista. Este projecto, de Jonah Brucker-Cohen, brinca com um número de funcionalidades das mailing-lists que os cibernautas tomam normalmente por garantidas, como as noções de assinatura permanente e o abandono voluntário da lista.



O objectivo deste projecto experimental, baseado na língua inglesa, consiste em determinar se, ao atribuir regras simples aos meios de comunicação, o método e a forma de correspondências que ocorrem, bem como os comportamentos da ligação irão alterar-se ao longo do tempo. Contudo, dada a natureza humana, provavelmente será apenas uma questão de tempo até que alguém escreva um script para efectuar automaticamente o processo de subscrição de cada vez que for retirado da lista.




Sites de dias anteriores:

06/06/2003

Conte o final antes dos seus conhecidos verem o filme

Visite o site MoviePooper e irá obter o resumo do final de 999 filmes em poucas linhas. Ideal para quem queira estragar a soirée de conhecidos, para os que dormiram durante o filme ou pretendem apenas saber o moral da história.

05/06/2003

Ciência directa
O Science Direct é uma das principais fontes de informação científica na Internet. Agregando mais de 1.700 revistas e jornais da área científica, técnica e médica da editora Elsevier Science, torna-se num sítio imprescindível para todos os cientistas.

04/06/2003

Identificar e combater a censura na Internet

Para além de abordar a relação entre censura, tecnologia e resistência, a iniciativa OpenNet também arquiva, avalia e classifica as tecnologias hacktivistas produzidas localmente e distribuidas a nível global pela Internet.

03/06/2003

Tecnologia e cultura para quem pensa

Kuro5hin dedica-se à tecnologia e cultura, tendo criado uma comunidade "para pessoas que gostam de pensar" sobre estes temas e as suas interacções. O "ruído" não é permitido, mas os seus moderadores admitem que não é preciso ser sempre soturno.

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

01/06/2003

Escolha e conhecimento nos média
A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está à procura de uma fórmula para classificar os diversos meios de comunicação de maneira simples e fácil, baseando-se nos sistemas de rating da Web.

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

30/05/2003

A festa do livro

Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.

29/05/2003

Pensando em C++ e Java

Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.

28/05/2003

Aliança para informação sobre vírus

A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.

27/05/2003

Encontre-se com a sua comunidade

Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.