http://imgs.sapo.pt/gfx/170967.gif

O Beta Lounge é um dos eventos mais antigos e conhecidos de música electrónica a partir da Web. Com uma audiência mensal global que ronda os 200 mil ouvintes, esta iniciativa tem vindo desde há muito a exibir e revelar alguns dos novos talentos do estilo de música downtempo, chill out e ambiental. Emitindo directamente a partir de São Francisco e Hamburgo todas as sextas-feiras de madrugada, das quatro até às oito da manhã (hora de Portugal Continental), este Webcast é o local mais indicado da Web para quem quer aprender mais sobre música electrónica ou sobre os DJs mais talentosos do mundo.

Presenças regulares são os Jazzanova, Roni Size, Mark Farina, DJ Krush, Goldie, 4 Hero, Smith & Mighty, só para falar nos convidados mais conhecidos. No site pode-se também encontrar sets de DJs como Moodyman, QBurns, Abstract Message, Springheel Jack, Mixmaster Morris, DJ Vadim e Kid Koala, entre muitos outros.

Quem não tem espírito de madrugador, pode ouvir o arquivo de espectáculos anteriores, remontando até 1997. Em termos conceptuais, o evento assemelha-se a um programa de rádio mas combinando características televisivas, resultando por vezes numa festa underground à distância. As transmissões, em formato RealAudio e RealVideo, pautam-se por uma grande qualidade sonora e visual. Além disso, existem chat rooms onde os ouvintes podem interagir entre si e com uma audiência localizada no estúdio, em São Francisco.

O site também colabora com várias editoras independentes e organizações
promotoras de espectáculos para produzir eventos específicos. Para obter receitas, os organizados criaram o record club, um serviço de recomendações de CDs ou discos em vinil. Assim, por 60 dólares mensais para quem vive nos EUA, ou por 80 dólares mensais, para quem vive no exterior, o utilizador tem direito a receber em sua casa até seis escolhas de novos discos, por vezes importados ou disponíveis apenas em edições limitadas e restritas para DJs.

Este modelo, aliás, poderá muito bem constituir uma alternativa para o futuro da indústria discográfica, num mercado em que, cada vez mais, o que vale dinheiro não é o acesso à música, qualquer que ela seja, mas o acesso à música em que estamos interessados, seja ela, música indiana, blues dos anos 50, óperas ou... música popular portuguesa.

Sites de dias anteriores:

06/01/2003
MCES online
Foi recentemente aberto o site do Ministério da Ciência e Ensino Superior, que acumula competências na área científica e do ensino superior. Notícias, legislação e outro tipo de dados sobre o ministério podem agora ser encontrados online.

05/01/2003
Quando tudo está mau ainda pode piorar
Dizer que temos azar quando passamos por alguma situação menos agradável é muito subjectivo. Poderá percebe-lo perante esta lista das coisas que podem acontecer na vida quotidiana de todos nós, desde as mais suportáveis até às absurdamente horríveis.

04/01/2003
Mailing-lists no formato de newsgroups
Considerados até há pouco em vias de desaparecimento, os newsgroups estão a ser recuperados com o projecto Gmane, que utiliza o formato dos fóruns de discussão para difundir mailing-lists, sendo as mensagens guardadas no servidor.

03/01/2003
Preservar a língua portuguesa
O Instituto Camões tem por missão promover a língua e cultura portuguesa no exterior. Através do seu website o instituto alarga potencialmente a todo o mundo a sua acção, com conteúdos em português de interesse internacional.

02/01/2003
O Museu do Deserto de Chihuahua
Depois dos recentes agitados dias de festa, poderá acalmar o espírito desfrutando da paisagem tranquilizadora e conhecendo alguns dos segredos do deserto oferecidos a partir do site oficial do Museu do Deserto mexicano.

01/01/2003
O espaço virtual dos clássicos da literatura portuguesa
O Projecto Vercial é o lar da literatura portuguesa no ciberespaço
desde há cinco anos, contendo obras de poetas e romancistas nacionais,
desde D. Dinis a Florbela Espanca. Quanto aos escritores
actuais, é possível consultar uma pequena biografia.

31/12/2002

Andar devagar por Nova Iorque

Cada vez mais acelerados são os passos dos habitantes e visitantes de Nova Iorque que se esquecem de reparar nos pequenos pormenores da "Big Apple". O Slower.net é um fotolog que retoma as vantagens de andar devagar e manter os olhos bem abertos.

30/12/2002
Editora de primeiros livros
Este é o endereço online de uma editora que desde 1997 já ajudou 7.000 "aspirantes a escritores" e até "escritores estabelecidos" a publicarem as suas obras. Um recurso a considerar por quem pretende dar a conhecer os seus trabalhos literários.

29/12/2002
Plataforma de dados sobre a sociedade móvel de informação
Mais do que uma fonte de notícias, a publicação online The Feature foi concebida para ajudar a gerir o fluxo da informação no sector da Internet móvel, onde a quantidade de dados está a aumentar tão rapidamente como a
própria área em si.

28/12/2002
A herança culinária norte-americana
É verdade que podemos dizer muito acerca da uma cultura com base nos seus hábitos alimentares, por isso a Cornell University Library desenvolveu esta exposição de livros, fotografias, publicidade e outros documentos sobre gastronomia na América.

27/12/2002
Alternativas aos testes em animais
Criada pela Comissão Europeia com vista à protecção dos animais, a ECVAM é a entidade responsável pela validação de métodos experimentais alternativos a nível europeu que possam reduzir ou substituir a utilização de animais em laboratórios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.