De 13 de Junho a 20 de Julho, estará disponível ao público em Bremem, na Alemanha a versão 4.02 do projecto Collective Jukebox que conta com a participação de 557 artistas que contribuíram com 1487 peças de áudio através da Web. Trata-se de um experiência de participação colectiva inaugurada em 1996 pelo francês Jerome Joy, com a intenção precisa de unir a doação espontânea de faixas de música com a utilização pública, independentemente dos limites espacio-temporais dos respectivos artistas.

O trabalho de Joy combina a infra-estrutura da rede com a da arte tradicional, demonstrando adequadamente o projecto num site da Web e convidando todas as pessoas que queiram fazer parte a disponibilizarem as suas faixas áudio num endereço da Web publicamente acessível e a aprovarem a sua reprodução pública
regular através de uma gigantesca jukebox contendo todo o material recebido num espaço público como café ou museu.

Esta oportunidade de interacção recíproca abre mais possibilidades do
processamento colectivo, introduzindo um novo lado social na produção do som. Na base de dados do projecto, pode-se consultar alguns dos nomes de artistas que já contribuíram com faixas, sendo que a maior parte deles pertencem à categoria de música experimental, estando portanto pouco divulgados junto do público comum.




Sites de dias anteriores:

12/06/2003

Tecnologia às terças
Agora a terça feira é dia de tecnologia no portal Yahoo!. Procurando diversificar o seu público e assegurar conteúdos de qualidade, o portal criou uma nova secção com análise de temas relacionados com a tecnologia, o Tech Tuesday.

11/06/2003

Depois da guerra

Meses após o fim da Segunda Guerra do Golfo, o que fica é um sentimento de desolação, de impotência por parte das vítimas civis e das famílias dos mortos e desaparecidos em combate, para além de uma contestação
silenciosa da opinião pública mundial.

10/06/2003

Guerra das Estrelas no Hiperespaço

Os fãs da saga Guerra das Estrelas podem agora acompanhar as filmagens do Episódio III através da Internet. Um novo serviço pago do site oficial oferece acesso a uma webcam e ainda diverso material inédito sobre a terceira prequela deste filme.

09/06/2003

Comunidade DotNet

À roda da tecnologia .Net da Microsoft, o GotDotNet reúne uma comunidade de interesses oferecendo um centro de recursos, notícias, blogs e espaços de trabalho para programadores e outros técnicos que trabalham nesta área.

08/06/2003

História do comunismo

Não é um blog qualquer, o Estudos sobre o Comunismo. Criado pelo Eurodeputado José Pacheco Pereira, que já editou o "Livro Negro do Comunismo", este weblog é um ponto de paragem obrigatório para todos os que se interessam por estes temas.

07/06/2003

Uma experiência em computação social

Eis uma ideia original: uma mailing-list chamada BumpList que possui um número máximo de utilizadores para que quando uma nova pessoa a subscreve, a primeira que a assinou caia fora da lista e apenas possa regressar se voltar a subscrevê-la.

06/06/2003

Conte o final antes dos seus conhecidos verem o filme

Visite o site MoviePooper e irá obter o resumo do final de 999 filmes em poucas linhas. Ideal para quem queira estragar a soirée de conhecidos, para os que dormiram durante o filme ou pretendem apenas saber o moral da história.

05/06/2003

Ciência directa
O Science Direct é uma das principais fontes de informação científica na Internet. Agregando mais de 1.700 revistas e jornais da área científica, técnica e médica da editora Elsevier Science, torna-se num sítio imprescindível para todos os cientistas.

04/06/2003

Identificar e combater a censura na Internet

Para além de abordar a relação entre censura, tecnologia e resistência, a iniciativa OpenNet também arquiva, avalia e classifica as tecnologias hacktivistas produzidas localmente e distribuidas a nível global pela Internet.

03/06/2003

Tecnologia e cultura para quem pensa

Kuro5hin dedica-se à tecnologia e cultura, tendo criado uma comunidade "para pessoas que gostam de pensar" sobre estes temas e as suas interacções. O "ruído" não é permitido, mas os seus moderadores admitem que não é preciso ser sempre soturno.

02/06/2003

Enciclopédia das telecomunicações

Desde as comunicações sem fios à história das telecomunicações, passando pela
transmissão de dados e pela explicação de como funcionam determinados
aparelhos, o site TelecomWriting contém um vasto leque de informação valiosa
e rigorosa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.