http://imgs.sapo.pt/gfx/131766.gif

Tornar pública a informação sobre a quantidade de tempo que alguns servidores conseguem obter sem necessidade de reiniciar ou sem crashar, e fazer disso uma competição saudável, é um dos objectivos da equipa do PTnix que lançou recentemente a secção no seu site com o Projecto Português de Uptimes.



Informações como o número de dias sem reiniciar, o sistema operativo usado e o kernal, além do nome ou IP dos servidores, estão disponíveis numa lista que pode ser consultada neste site. Para participar neste projecto é só preciso que os responsáveis técnicos instalem um programa desenvolvido pela equipa do www.uptimes.net - que está suspenso há um ano - e que foi apenas ligeiramente alterado.




Neste momento, a liderança em uptime pertence a uma máquina da Vodafone, com 494 dia de uptime usando o sistema operativo SunOS. Em segundo lugar está uma máquina da Paradigma com 329 dias e o sistema operativo Linux.




A informação pode ser interessante apenas para os técnicos, mas para as pessoas que usam as tecnologias como ferramenta é curioso verificar como (felizmente) estes sistemas crasham muito menos do que os nossos computadores...




Sites de dias anteriores:



18/06/2002
Jornalismo com consciência

Sem fins lucrativos, sem o suporte de um grande grupo financeiro e baseando-se na filosofia do software open-source, a ezine brasileira Nova-E aborda com personalidade temas sobre activismo, economia digital e cibercultura.



17/06/2002

Como avaliar uma boa página Web?

Se é um cibernauta atento certamente já se questionou sobre quais os critérios mais adequados para determinar se uma página Web é média, boa ou realmente boa. Se ainda não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, tire as suas dúvidas navegando até este site.



16/06/2002
Banda desenhada em francês
Cobrir a actualidade noticiosa sobre a banda desenhada é um dos objectivos do portal francês laBD.com. Por detrás deste site está o Centro nacional da banda desenhada e da imagem (CNBDI) de Angoulême, França.



15/06/2002

A cultura hacker, na teoria e na prática
Abrangendo desde ensaios sobre o hacking ético e a influência do capital na Internet a manuais acessíveis sobre a infra-estrutura .NET, redes sem fios ou algoritmos criptográficos, o site New Order é uma mina de ouro para verdadeiros hackers



14/06/2002

Construa o seu próprio site
Se está cansado da informação padronizada disponibilizada pela maioria dos portais e acha que sabe mais ou pode fazer melhor, mesmo sem perceber de tecnologia, então utilize o dAaZ e crie a sua área de conteúdos sobre qualquer assunto.



13/06/2002

Petiscos para os santos populares

É verdade que o Santo António é só feriado em Lisboa, mas o Porto já está a contar os dias para o São João, por isso todos se estão a preparar para as festas populares e até o site Petiscos.com organizou algumas sugestões de receitas.



12/06/2002

Metamotor de pesquisa cartográfica da Web

Em versão Flash ou HTML simples, o metamotor de pesquisa KartOO
gera um mapa de resultados com ligações entre os vários links,
podendo o utilizador retirar ligações ao mapa. A busca é assim feita por
intermédio de outros motores de pesquisa.




11/06/2002

Não tenha dúvidas quando quiser fazer compras

Se pretende comprar algo e não consegue decidir-se, se não sabe por que produto optar ou não conhece as características visite o Epinions onde poderá informar-se sobre milhões de produtos e serviços, partilhar experiências e analisar testes comparativos.



10/06/2002

Futebol no dia de Portugal


As comemorações do Dia de Portugal e de Camões acontecem todos os anos, mas um jogo de futebol decisivo para a continuação de Portugal no Mundial de 2002 é só uma vez. Por isso hoje este tema foi o escolhido para o site do dia.




09/06/2002
Cinema de animação made in Japan
Antes de DragonBall Z, existiam comics em papel como Anime e Ghost in the Shell chamados Manga em japonês. Com o sucesso, alguns anos depois foram convertidos em filmes de animação, os clássicos de um género chamado Anime que é o tema deste site.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.