A Google chama-lhe "uma espécie de termómetro social e cultural que traça o mapa das preocupações, tendências e fascínios" e os resultados do Ano em Pesquisa, que a empresa acaba de divulgar para 2025, mostram o que os portugueses mais procuraram no motor de busca que continua a liderar nesta área, apesar do crescente acesso às plataformas de chatbots de IA, como mostra um estudo da SimilarWeb

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Na verdade as tendências não são muito diferentes das que vemos em anos anteriores, com as pesquisas a serem influenciadas por questões da atualidade, política e muito futebol. O Mundial de Clubes liderou as pesquisas gerais, mas o apagão elétrico que a 27 de abril afetou Portugal e Espanha ganhou também destaque e está em segundo lugar neste ranking. Curiosamente apagão foi também eleita como a palavra do ano, o que mostra o impacto que ainda tem na memória de todos, mesmo depois de mais de 7 meses.

Veja as principais pesquisas de 2025 no Google

Os resultados das autárquicas e as eleições legislativas surgem em 3º e 4º lugar na lista, seguidos pelo Papa Leão XIV, eleito em maio deste ano. A tragédia do Elevador da Glória, sismo, ciclone pós tropical Gabrielle e aviso de evento costeiro seguem no ranking, onde entra em 10º lugar o Labubu, os bonecos da marca de brinquedos de Hong Kong que conquistou o interesse dos mais novos. 

Nos filmes e séries é Anora, Big Brother e Squid Game que estão à frente, e curiosamente nos jogadores de futebol Cristiano Ronaldo já não está na lista dos 10 mais pesquisados.

O que procuram os portugueses sobre Inteligência Artificial

Não está no top geral das pesquisas, mas a Google tem também um ranking para a Inteligência Artificial (IA) e o que os portugueses procuram. IA para criar imagens, para fazer trabalhos académicos, para criar logo grátis, editar fotos e criar vídeos estão no Top 5 da lista, seguindo-se IA para PMe, para criar apresentações grátis e para estudar, mas também para humanizar textos e finalmente para programar.

Numa altura em que a Google está a integrar cada vez mais IA no motor de pesquisa, com os resumos de IA que apresentam as respostas de forma imediata sem consultar as páginas web, e o modo IA da pesquisa, as tendências de pesquisas como "O que é" e "Como.." ou "Como fazer" também são indicadores de tendências a olhar.

O que é um turbosexual, o que é uma flotilha ou um bebe reborn estão entre as mais pesquisadas, enquanto como saber onde votar, como funciona o elevador da Glória e como funciona o IRS Jovem e o OnlyFans também se destacam.

Como fazer print screen no PC está no top da categoria, que é bastante diversa e passa pela trend do anime, o morango do amor e o irs jovem 2025, mas também o studio ghibi e maionese caseira. E o interesse por botânica faz com que a Google destaque as pesquisas de "como cuidar de..." lideradas pelas orquídeas, kalanchoe, bonsai e bromélia.

Outra das categorias listadas destaca os falecimentos, com o jogador Diogo Jota em primeiro lugar, depois do trágico incidente com o irmão, seguido de Jorge Costa, Nuno Guerreiro e o Papa Francisco.

Segundo os números revelados pela Google, são feitas mais de 5 triliões de pesquisas a cada ano, um crescimento significativo face à última informação que tinha sido divulgada, em 2016, quando o valor era de cerca de 2 triliões.

As tendências de pesquisa em Portugal e no Mundo podem ser seguidas no Google Trends, e se quiser pode ver neste site a lista completa das pesquisas do ano nas várias categorias.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.