
Há muito para descobrir, ou recordar, no catálogo digital de Exposições da Fundação Gulbenkian que está agora disponível de forma aberta no site e recupera informação e imagens de mais de 1.300 mostras.
É um retrato das últimas décadas da arte em Portugal que pode ser descoberto, desde 1957 com a I Exposição de Artes Plásticas até 2016, num arco temporal de 59 anos que atravessa também a história recente de Portugal.
O projeto do catálogo digital foi desenvolvido entre 2014 e 2020 e os processos de produção de 1.343 exposições foram estudados por uma equipa de vários investigadores que acompanharam o levantamento e sistematização de cerca de 30 mil documentos associados e cerca de 20 mil entidades envolvidas.
A informação foi sistematizada numa única plataforma digital, a a base de dados Inarte que atualmente alimenta o website da Fundação. A partir daqui é possível fazer pesquisas recorrendo a diversos filtros que podem ser úteis para investigação futura ou desfrute das peças reunidas no site História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian 1957-2016.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários