http://imgs.sapo.pt/gfx/556397.gif

É uma imagem da Via Láctea onde estão registadas mais de 84 milhões de estrelas. A fotografia de nove gigapixéis publicada na página do Observatório Europeu do Sul (OES) é o trabalho conjunto de vários investigadores internacionais.

A imagem está disponível para que também o comum dos mortais possa "viajar" pelo Universo e descobrir estrelas, galáxias, bem como outros corpos celestes. Mas o objetivo da fotografia compilada com dados captados pelo VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) no norte do Chile é ajudar os investigadores a estudarem com mais pormenor alguns fenómenos astronómicos que na maior parte das vezes não são visíveis devido às poeiras interestelares.

A imagem funciona como um censo que permitirá aos cientistas nos próximos anos saber que estrelas estão a crescer e a morrer, percebendo melhor como evolui o espaço da Via Látea e as suas "redondezas".

Mas qual é o tamanho de uma fotografia de nove gigapixéis? Segundo os investigadores, esta imagem da Via Láctea teria 9,14 metros de comprimento e 7,01 metros de largura caso fosse impressa.

,
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico