Quantas vezes não surgem ideias na cabeça que acabam por desaparecer por não termos tempo de registar ou estarmos ocupados com outra coisa. As ferramentas de transcrição são uma excelente forma de registar notas, como se fosse um ditado.

O website Voicenotes utiliza a inteligência artificial para registar em texto as notas ditadas. No nosso teste, as notas foram registadas em português, ditadas para o computador a boa distância do microfone e sem grande esforço. Pode não ser perfeito, mas o contexto geral é compreendido com eficácia. E caso necessite de utilizar esse texto tem a opção de edição rápida para emendar possíveis erros.

site do dia Voicenotes

Além da edição, pode pedir sumários, listas com os pontos-chave ou de tarefas. Também pode criar um copy para uma mensagem ou entrada num blog. Também pode falar com a IA para fazer perguntas sobre assuntos relacionados com as notas.

A ferramenta tem uma versão gratuita, mas limitada a áudios de 1 minuto, que são mais que suficientes para ir gravando notas soltas. Deverá registar uma conta para desbloquear o máximo de três notas gravadas. E se pagar uma mensalidade de 10 dólares por mês ou 50 vitalícios é retirada a limitação do minuto por gravação. O pagamento desbloqueia ainda o uso de modelos de IA mais poderosos, como o GPT-4o e o Claude Opus.