O cuidado nunca é demais numa altura em que aumentam as campanhas maliciosas que tentam aproveitar-se da preocupação em redor do surto de COVID-19. Esta plataforma ajuda a ter certezas.

A partir de Webchek.pt é possível inserir um endereço de internet ou de correio eletrónico e verificar, no momento, se esse site ou email é “de confiança”.

Na base, a ferramenta avalia se esse site ou esse email cumpre com as boas práticas e com os standards definidos, destinados a contribuírem para uma navegação na internet e envio de correio eletrónico mais seguros e confiáveis.

tek site webcheck

Criada numa iniciativa conjunta do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e da Associação DNS.PT (.PT), aquilo que a webchek.pt faz é verificar a (correta) implementação dos padrões, boas práticas e configurações que mais contribuem para garantir a segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações através da internet. Nesta fase, foca-se, essencialmente, nas condições de segurança apresentadas pelos domínios de internet e de correio eletrónico.

Os promotores responsáveis sublinham ainda, às empresas que utilizam a plataforma, que as avaliações e as recomendações apresentadas são apenas informativas e indicativas das melhores práticas a adotar para uma utilização e presença mais segura no ciberespaço.

A Webcheck.pt utiliza mecanismos de validação baseados em código open-source para confirmar o cumprimento dos standards e boas práticas enunciados. Face à multiplicidade de domínios existentes, à heterogeneidade dos sistemas que os suportam bem como à existência de eventuais mecanismos de proteção que influenciem as validações efetuadas, os resultados obtidos nos testes podem não corresponder ao estado efetivo de implementação de um determinado requisito, avisa-se.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.