
A abertura do registo público é, mais um passo que faltava no processo definido pela iniciativa WIFI4EU, cuja aprovação o SAPO TEK acompanhou no Parlamento Europeu, mas não o mais importante. O lançamento das candidaturas foi agora fixado em 15 de maio, meses mais tarde do que estava inicialmente previsto.
O objetivo do projeto é instalar hotspots em espaços públicos de forma a que todos possam aceder livremente à internet. Os parques, praças, hospitais, centros de saúde, edifícios públicos, museus e bibliotecas, mas também estações de comboios e autocarros, poderão assim permitir o acesso gratuito a residentes e não residentes, com um processo de autenticação simples, sem publicidade e com proteção dos dados pessoais.
O lançamento do portal WIFI4EU permite agora aos municípios europeus registarem os seus detalhes e interesse antes da primeira call de projetos, que só deve acontecer em meados de maio. Só nessa altura começará o processo de candidatura aos financiamentos para a criação dos hotspots, com a atribuição dos primeiros mil vouchers de 15 mil euros cada, que será feito numa base de "primeiro a chegar primeiro a ganhar".
Segundo as regras, cada país vai receber pelo menos 15 vouchers, mas os municípios que forem mais rápidos têm mais vantagens.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ -
Site do dia
Arquivo histórico do museu Harley-Davidson ganha mais vida com IA da Google -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários