http://imgs.sapo.pt/gfx/174529.gif

Depois de ter começado a descrever de uma forma completamente rigorosa e quase profética o futuro em obras de ficção científica como Neuromante, mediante a utilização de uma máquina escrever, e depois de um Apple II e posteriormente vários outros modelos Mac, William Gibson chega finalmente a esse espaço virtual de fluxos, sinais e números a que deu em 1984 o nome de ciberespaço.



Mesmo depois da massificação da Web, o escritor canadiano continuou sem possuir um endereço de correio electrónico ou um site oficial. Foi preciso esperar pelo surgimento dos blogs - diários pessoais online - para que Gibson se rendesse definitivamente à Internet.



Desde o passado dia 6 de Janeiro que o autor insere comentários e dá respostas aos seus fãs a partir de uma página situada no novo site williamgibsonbooks.com, criado para promover o seu novo livro Pattern Recognition.



Os comentários de Gibson denotam a mesma mestria e argúcia que as suas novelas de ficção científica, demonstrando o profissionalismo e criatividade de alguém que já escreve há décadas a fio. E é o próprio autor que comenta, sem falsas humildades: "Suspeito que passei quase exactamente o mesmo tempo a escrever que uma pessoa normal da minha idade gastou a ver televisão, e isso, tanto como qualquer outra coisa, poderá ser o verdadeiro segredo aqui".

Sites de dias anteriores:

30/01/2003
Todas as espécies
A fundação ALL Species tem por objectivo completar um trabalho gigantesco: fazer o inventário completo de todas as espécies de vida na Terra no espaço de 25 anos. No seu site pode dar-se conta da evolução deste projecto.

29/01/2003
"YourVoice in Europe" multilingue
O portal de consulta pública da Comissão Europeia foi recentemente renovado e está agora disponível nas 11 línguas oficiais da União Europeia, para que todos os internautas possam dar a sua opinião acerca das políticas do executivo comunitário.

28/01/2003
A comunidade virtual em forma de jogo
Venda o que produziu, troque, ofereça, faça amigos, construa uma casa e torne-se milionário, tudo através de um interface Web. Trata-se do Game Never Ending, um jogo colectivo online de interacções económicas, sociais e políticas.

27/01/2003
Aliança para o Wi-Fi
As redes sem fios baseadas na tecnologia IEEE 802.11, também conhecidas por redes Wi-Fi, estão a assumir cada vez mais importância num mundo que se quer sempre ligado. A Wi-Fi Alliance junta uma série de empresas na promoção deste conceito.

26/01/2003
Ginástica de "trazer por casa"
Em vez de gastar balúrdios no ginásio da esquina, aproveite para se tornar íntimo da arquitectura e móveis lá de casa, fazendo a "ginástica doméstica" proposta por Harrison & Ford: uma mistura de ioga, breakdance, ginástica e alpinismo.

25/01/2003
Localize o seu site no mapa
Através do GeoURL, o utilizador pode identificar os sites que se encontram
geograficamente mais próximos do seu próprio espaço virtual. O método assenta
na associação de URLs com localizações espaciais.

24/01/2003
Projectos de cidadania
O sítio da Fundação Mário Soares na Net alberga alguns dos principais projectos de cidadania desenvolvidos por esta entidade, além de oferecer acesso a informação múltipla de carácter cultural e educativo.

23/01/2003
O mundo do kitsch
Entre dálmatas e perdigueiros de porcelana, mobiliário insuflável, relógios torradeira, assentos de sanita decorados e até mesmo os Bee Gees, descubra o que de mais kitsh circula pelo mundo quotidiano a partir do site proposto.

22/01/2003

Obtenha apenas a informação que precisa

Utilizando o padrão RSS, o projecto brasileiro RSSficado permite que o
cibernauta abra o browser apenas para ler o que realmente for do seu interesse, bastando um programa chamado Feedreader que procura notícias e informações com base num perfil.

21/01/2003
Projectos de arte na Net
Chama-se low-fi e pretende ajudar todos os internautas a localizar projectos arte na Internet. Neste site, os artistas podem inserir informação sobre as peças em que estão a trabalhar, criando uma comunidade de interesses.

20/01/2003
Uma fotografia por dia
Fiel ao espírito inicial do projecto, o aphotoaday.org oferece aos seus visitantes uma nova fotografia por dia a partir da sua homepage, tirada por um dos 180 membros que formam a comunidade virtual, entre muitas mais fotografias para ver.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.