• Olhar para Marte

    Não é por acaso que hoje lhe sugerimos mais um site sobre o espaço. Esta noite Marte vai estar a menos de 56 milhões de quilómetros da Terra, o ponto mais próximo entre os dois planetas dos últimos 60 mil anos.
  • À procura das origens

    Coincidindo com o lançamento um novo telescópio espacial de infra-vermelhos, o SIRTF, a NASA acaba de disponibilizar na Internet um portal dedicado exclusivamente a esta iniciativa integrada no programa de Pesquisa Astronómica das Origens.
  • P2P com pesquisa rápida

    O Grokster é um dos serviços de troca de ficheiros através da tecnologia P2P que está na mira de associações como a RIAA. Os seus criadores reclamam que o software de base do Grokster permite a pesquisa mais rápida de ficheiros.
  • Matrix Revolutions

    Ainda faltam alguns meses para que o filme Matrix Revolutions chegue às salas de cinema, mas o trailer pode já ser visto na Internet, no site desta saga de culto. As imagens e efeitos especiais continuam surpreendentes.
  • As origens da Lua

    Quem se interessa por Astronomia e sobretudo pelo estudo do satélite natural da Terra deve visitar a página The Origin of the Moon, da responsabilidade do Planetary Science Institute, onde se explica uma teorias desenvolvida sobre as origens da Lua.
  • Livros que correm o mundo

    Partilhar experiências e descobrir novas escritas é a sugestão do Bookcrossing para os amantes da leitura, prontos a enviar um livro para o outro lado do mundo. Muitos portugueses já aderiram à ideia e há 140 livros prontos a trocar.
  • Pesquisa open-source

    O Nutch é ainda um projecto, mas espera concretizar num futuro próximo o objectivo de desafiar um cenário de monopólio na área de pesquisa na Internet. Por agora procura colaboradores ou donativos para pôr a ideia em funcionamento.
  • Sites "mortos"

    Contrariando a normal tendência de mostrar sempre os sites mais recentes e frequentemente actualizados, no ghostsites mantém-se o registo dos sites que fecharam, deixando de alterar os seus conteúdos, entre 1998 e 2003.
  • Lendas urbanas bem organizadas

    Tal como seria de esperar, as Lendas Urbanas aparecem bem arrumadas por temas no Urban Legends Reference Pages, um site que reúne todo o tipo de referências sobre os mitos e boatos que rodeiam alguns temas, repondo a verdade sobre estas histórias.
  • Morfologia digital de pormenor

    O Digital Morphology apresenta visualizações a duas e a três dimensões de espécies existentes e extintas, fazendo-nos embarcar numa viagem única até à estrutura interna de alguns dos representantes da biologia terrestre, vertebrados e invertebrados.
  • A verdadeira american woman

    Conheça as mulheres que ajudaram a construir a história dos Estados Unidos da América através desta exposição online da Library of Congress que compreende manuscritos, gravações áudio e fotografias, entre outros itens digitalizados.
  • A Bíblia de Gutenberg online

    Adquirida em 1978, a cópia do primeiro livro impresso com caracteres móveis é um dos grandes tesouros do Ransom Center que por isso decidiu submetê-la a um processo de digitalização, estando agora pormenorizadamente acessível através da Internet.
  • A hora do recreio

    Da responsabilidade do governo norte-americano, o Recreation.gov apresenta uma extensa base de dados com informação acerca das áreas e actividades recreativas existentes e promovidas a nível federal naquele país.
  • Mundial de Arremesso de Telemóveis

    Ainda está a tempo de se inscrever no 4º Campeonato Mundial de Arremesso de Telemóveis, onde as frustrações recalcadas relacionadas com os ditos terminais são resolvidas atirando os mesmos pelo ar, com grande estilo, o mais longe possível.
  • Voar virtualmente sobre a Terra

    O TerraFly oferece aos internautas a possibilidade de voar virtualmente sobre qualquer parte dos Estados Unidos. É só introduzir o endereço escolhido nas caixas apresentadas na homepage e o sistema mostrará imagens de alta resolução do local.
  • A enciclopédia da televisão

    Podendo ser consultada online, a The Encyclopedia of Television fornece a descrição, história, análise e informação sobre mais de 1.100 matérias de contexto internacional relacionados com a "caixa que mudou o mundo".
  • Sátira inglesa

    Com carácter quinzenal, o The Brains Trust é um jornal satírico online criado no Reino Unido há mais de dois anos atrás onde se gosta de "minar e chatear os corruptos, os poderosos e os presunçosos", nas palavras dos seus impulsionadores.
  • Eureka!, o museu para crianças

    Com mais de 400 exposições para explorar, o Eureka! é um museu para crianças de todas as idades onde existe muita coisa para ver e fazer. O seu endereço Internet serve-lhe essencialmente para informar o publico das variadas actividades ao longo do ano.
  • Quem quer notícias?

    Transforme-se em repórter e venda os seus artigos, "assine" uma coluna ou leia as histórias enviadas por outros "colegas de profissão" subscrevendo o RedPaper, um espaço da Web que se apresenta como o primeiro jornal colaborativo do mundo.
  • O collablog BoingBoing

    Criado em meados dos anos 90 como extensão de uma revista com o mesmo nome, o blog colaborativo BoingBoing conseguiu um bom nível de popularidade entre os internautas, graças aos quatro indivíduos que com a sua animada escrita diária lhe dão vida.
  • Kit Wi-Fi para principiantes

    Interessado em construir uma rede wireless própria? Os autores do livro " Wireless Networking Starter Kit" oferecem-se para o ajudar com os seus conselhos e instruções passo-a-passo a juntar devidamente as peças e a configurar facilmente ligações.
  • Candidaturas simuladas

    Para 2004 prometem-se candidaturas online, mas enquanto tal não acontece os estudantes que este ano aspiram a uma vaga no ensino superior poderão aceder ao simulador existente neste site do MCES e ficar a saber quais as hipóteses de colocação.
  • Velocidade relativa

    Medir a velocidade, normalmente baixa, das ligações à Internet é uma das preocupações dos utilizadores interessados na tecnologia. A Numion, com o seu teste Webspeed ajuda-o a tirar as dúvidas, podendo ainda reservar informação sobre o histórico.
  • Formar, informar...e brincar!

    Como revisão da matéria dada ou apenas para começar a perceber, o Portalis é uma opção 100% nacional que pretende ajudar os mais pequenos a conhecer quatro mundos distintos: Internet, arte, cidadania e segurança.