O Natal está à porta, seguindo-se a passagem do ano, épocas do ano em que normalmente a família se junta para refeições típicas deste período. Mas é também uma altura em que a diversão em família ou amigos requer alguma imaginação. Pode sempre optar por assistir à 350ª vez o Sozinho em Casa ou a enchente de filmes natalícios dos serviços de streaming. Mas achamos mais divertido uma interação entre todos, sem olhar a idades, através dos videojogos.

Existem vários jogos que são intemporais e podem ser jogados em qualquer local e altura, mas é nesta época do ano em que sentimos esta necessidade de colocar um comando na mão. E quem sabe, fazer apostas e desafios para ver quem come a última filhó ou fatia de bolo rei? Nada como encontrar o melhor jogador.

O SAPO TEK dá uma ajuda para decidir qual o melhor jogo que se enquadra nesta época, na maioria das plataformas disponíveis. Há atividades para todos os gostos, desde colocar a avó e a tia a dançarem frente à televisão ou meter oito membros da família e amigos à “chapada” na pele das personagens de Super Mario.

E se não tiver uma consola ou PC disponível, também procuramos alternativas para smartphones. Por isso não há desculpa para não passar a noite da consoada a jogar com a família.

Veja na galeria as sugestões de jogos para jogar no Natal e Ano novo:

Just Dance 2023 - Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S

Depois do jantar, seja da consoada ou de véspera de ano novo, toda a família e amigos têm uma missão especial: arrastar mesas e sofás da sala para um canto, deixando a área frente ao televisor disponível, ou melhor, para criar uma pista de dança improvisada. Se quiser ir um pouco mais longe, distribua pelas de roupa, chapéus e outros acessórios que transformem os jogadores em autênticos dançarinos.

Just Dance 2023 (ou qualquer outro jogo anterior da série) é acessível para todos jogarem. Tudo o que tem de fazer é imitar as coreografias que aparecem no ecrã, vencendo quem pontuar mais pela sua performance. Dependendo das versões que escolher, pode utilizar mesmo uma aplicação de smartphone dedicada para detetar os movimentos de cada um. O interessante é que todos os anos a Ubisoft renova a lista de temas, procurando oferecer algumas das músicas mais ouvidas da atualidade. Harry Styles, Taylor Swift ou Justin Timberlake são alguns dos artistas presentes na versão atual. Pode ainda jogar online, significando que pode envolver amigos e familiares que não estejam presentes na sala.

Super Mario Party - Switch

Se tem consolas da Nintendo, é provável que já tenha jogado alguma das propostas da série Super Mario Party, uma das mais populares e antigas do universo Mario. Este título simula os típicos jogos de tabuleiro e o objetivo é chegar ao fim do circuito, ultrapassando todos os perigos pelo caminho. Isto quer dizer que depois de lançados os dados, cada casa onde a personagem calha ativa um mini-jogo que terá de disputar com os adversários.

A competição das atividades recompensa os jogadores com estrelas, que devem acumular até ao final. Super Mario Party tem diferentes modos de jogo, mas o objetivo de diversão mantém-se, com desafios que testam a perícia, a rapidez ou a capacidade de pensar rapidamente, pois muitos dos mini-jogos não são explicados exatamente para haver espontaneidade. Mas todos são intuitivos e divertidos de participar.

The Jackbox Party Pack 9 – PC, consolas, smartphones

Não existe nenhuma plataforma de jogos que não possa jogar uma das propostas da The Jackbox Party. Todas as propostas de mini-jogos são divertidos e sobretudo, direcionados a um público mais adulto. Os diferentes jogos podem ser jogados entre 8, 9 ou mesmo 10 pessoas, o que se torna muito interessante num período festivo como o Natal, passagem de anos ou mesmo um aniversário.

Independentemente da versão que escolher jogar, os smartphones assumem o papel de controladores, por isso, cada jogador tem sempre à mão a sua ferramenta para a diversão. O jogo tem um ambiente semelhante aos concursos televisivos e conta com provas de perguntas, há palpites de respostas que devem ser enganosas para atrapalhar os adversários, entre outras atividades divertidas. Ganha o jogador que no fim das atividades acumular mais pontos.

Heads Up – iOS e Android

A Warner Bros. tem no seu catálogo um jogo de palavras jogado exclusivamente nos smartphones chamado Heads Up, que tem sido elogiado pela crítica e que ganhou sobretudo notoriedade por ser jogado no programa da Ellen DeGeneres pela própria.

O objetivo é muito simples, terá de colocar o smartphone ou tablet sobre a cabeça, como se fosse uma placa, e não deve olhar para o ecrã. Vão aparecer palavras de animais, filmes ou celebridades, entre outras categorias, que o seu companheiro tem de tentar imitar ou dar pistas para que possa acertar. Basta agitar o equipamento para mudar a palavra e por isso, dentro do tempo limite deve acertar o máximo das palavras temáticas propostas. Além de ser acessível em qualquer smartphone, não tem limite de jogadores, pelo que todos podem jogar durante esta época festiva.

Super Smash Bros. Ultimate (Switch) e Multiversus (PC, Xbox e PlayStation)

Tanto o exclusivo da Switch Super Smash Bros. Ultimate como o multiplataformas Multiversus oferecem diversão de combates para todas as idades. O primeiro jogo garante pancadaria até oito jogadores e o segundo o máximo de quatro. Mas o divertido é que ambos os jogos garantem o controlo de personagens conhecidas, numa perspetiva 2D lateral, semelhante aos títulos de plataformas.

No caso de Smash Bros., todas as personagens do universo da Nintendo foram reunidas, incluindo Donkey Kong ou Link e Zelda. E ambos os jogos têm arenas de combate inspiradas nos próprios universos das personagens.

Em Multiversus estão disponíveis todas as licenças da Warner Bros., sejam filmes, séries, jogos ou banda-desenhada, incluindo super-heróis da DC, Rick & Morty ou Game of Thrones. De notar que esta proposta é free-to-play, ou seja, não precisa de pagar para jogar com a maioria das personagens disponíveis.

Keep Talking and Nobody Explodes – PC, smartphones, consolas, VR

Talvez o menos convencional jogo para uma época festiva, mas não há dúvida que Keep Talking and Nobody Explodes é um dos grandes Party Games dos últimos anos. O jogo desafio a capacidade de comunicação entre as equipas, com mecânicas que obrigam a cooperação entre ambos. O objetivo? Obviamente que é anular uma bomba, resolvendo uma série de puzzles gerados aleatoriamente.

Seja jogado localmente ou online, um dos jogadores tem a função de ler as instruções para resolver os puzzles e o outro, aquele que tem o alicate na mão, deve seguir à risca o que é pedido. Um passo em falso e a bomba detona. A ideia é um jogador dizer ao outro a cor correta do fio a cortar ou que peças da bomba tem de ativar. Parece ser um uma tarefa simples inicialmente, mas as regras vão ficando mais complexas, aumentando o stress entre os participantes.