Apesar de haver cada vez mais acessórios que ajudam a controlar os picos de energia que danificam os equipamentos, existem sempre situações de maior perigo. A ideia de estar quentinho em casa no computador ou a jogar numa consola enquanto lá fora está um temporal com relâmpagos pode ser inocente, mas não é muito seguro para os equipamentos e até para as pessoas. Por vezes os aparelhos avariam e nem se dá conta, isso pode dever-se mesmo a sobrecargas de energia.

A equipa da Geonode, empresa especialista em recolha e gestão de dados, investigou a potencial ligação fatal entre a utilização de gadges durante temporais com relâmpagos. “É uma daquelas coisas que não pensamos muito”, mas o certo, é que à medida que o Inverno se aproxima, é sempre bom considerar os riscos e precauções de segurança associados ao uso dos equipamentos durante o mau tempo.

Os relâmpagos são uma forma de eletricidade imprevisível e incontrolável, que pode trazer consequências desastrosas quando combinadas com os equipamentos em casa. “Durante uma tempestade elétrica, centenas de milhões de volts disparam pela atmosfera e qualquer coisa remotamente condutiva no seu caminho pode abrir um caminho intencional até ao solo”, é referido no relatório.

Emmett Lane, especialista da Geonode, disse que os equipamentos ligados à parede durante uma tempestade essencialmente criam um caminho para os relâmpagos entrarem dentro de casa. “Uma vez que o relâmpago atinja o sistema elétrico da casa, este segue a cablagem, que eventualmente conduz aos equipamentos”. Explica ainda que mesmo que um relâmpago não atinja diretamente a casa, ainda pode causar uma sobrecarga elétrica que pode destruir os equipamentos ligados à corrente.

São dados exemplos de como pode ser perigoso usar gadgets durante uma tempestade com relâmpagos. A primeira é o risco de eletrocussão. Os relâmpagos podem atingir casas, árvores e outras coisas pelo seu caminho. E se tiver um smartphone ou portátil ligado à corrente, se um relâmpago atingir a casa, a descarga elétrica pode passar pelos equipamentos e afetar o corpo do utilizador, resultando em ferimentos graves ou mesmo a morte.

Há o risco de incêndios, sobretudo em equipamentos com baterias de lítio, que podem aquecer quando estão em utilização. Durante as sobrecargas os equipamentos podem pegar fogo. Outro perigo apontado diz respeito às fontes de alimentação dos computadores e consolas, por exemplo, que podem ser afetadas. A própria infraestrutura elétrica da casa pode ser danificada, o que pode levar a reparações dispendiosas. Por isso deve desligar os equipamentos da tomada durante as tempestades.

Obviamente que o uso de equipamentos no exterior, durante uma tempestade, é igualmente perigoso. Os equipamentos são autênticos chamarizes de relâmpagos por ser fortes condutores de eletricidade. Deve procurar abrigo quando está no exterior, evitando usar o smartphone. Obviamente que muitos smartphones são já à prova de água, mas ainda assim a chuva pode danificar outros gadgets como auriculares ou smartwatches.

Como se proteger de uma tempestade com relâmpagos?

Existem alguns passos que deve seguir para se proteger, caso sinta que exista perigo de tempestades com maior carga elétrica. A mais óbvia é, claro, desligar o máximo de equipamentos da corrente, sejam smartphones, computadores ou outros durante a tempestade. No caso de precisar de fazer uma chama telefónica utilize um telefone sem fios ou o smartphone sem estar em carregamento.

O investimento em protetores de corrente nunca é de mais. Mesmo que não sejam completamente eficientes, podem ser uma primeira camada de proteção e evitar danos maiores em cenários de sobrecarga. Outra situação que poderá não se lembrar é que a água é um grande condutor de eletricidade e por isso, a especialista desaconselha a tomar banho ou a lavar a loiça durante uma tempestade com relâmpagos.

As dicas podem parecer demasiado dramáticas e muitas pessoas não têm noção do perigo porque este tipo de incidentes é raro de acontecer. Mas não são impossíveis e quando atingem fazem demasiados estragos. E pode ser inconveniente não utilizar e desligar os aparelhos durante a tempestade, mas certamente que as dores de cabeça caso aconteça algum incidente são certamente superiores.