O FBI divulgou o resultado de uma investigação relativa à compra pelo Governo americano de produtos da marca Cisco, vendidos através de terceiros. O procedimento permitiu concluir que o Governo norte-americano incorporou nos seus sistemas de informação 3.500 equipamentos de rede pirateados.



Os resultados da investigação são anunciados numa altura em que o FBI já concluiu todo o processo, apurou responsabilidade e foram aplicadas multas aos responsáveis. Segundo dados revelados pela organização penalizações no valor de 1,7 milhões de dólares e algumas condenações foram aplicadas.
Embora da marca Cisco, os produtos terão sido vendidos ao Governo por outras entidades que comercializavam produtos da marca mas nada tinham a ver com a empresa.



As principais preocupações do FBI relativamente ao caso tinham a ver com questões de segurança e com potenciais perigos deste hardware não normalizado. Questões que a instituição garante estarem ultrapassadas.



Esta afirmação não tem evitado alguma especulação em torno do caso, com a imprensa internacional a afirmar que documentos apresentados na conferência de imprensa que revelou pormenores da investigação indicavam que Trojans e outro tipo de malware podiam ter sido instalados nos routers contrafeitos para criar problemas às infra-estruturas americanas.



Notícias Relacionadas:

2008-01-21 - FBI alerta para novas técnicas de roubo de dados via telemóvel