O Natal é a época de reunião familiar, entre as guloseimas e a abertura de prendas. É também uma altura de convívio, de conversas e histórias, do relembrar dos velhos tempos e discursos emocionados. Nesta altura há também mais abertura para jogar videojogos em família e o SAPO TEK reuniu 10 propostas ideais para reunir a família e amigos.
São jogos competitivos ou cooperativos, todos escolhidos para jogar em multijogador. Os famosos party games oferecem diversos desafios, por norma muito curtos, pontuando os participantes e no fim encontra-se o vencedor. Mas se prefere algo mais competitivo, também há propostas desportivas ou de corridas de karts.
Esta também é uma oportunidade para jogar em formato cooperativo, sejam desafios e puzzles para resolver em conjunto ou participar numa história onde o elemento da cooperação das personagens é a essência para avançar na aventura.
Conheça os 10 jogos em detalhe para jogar em família neste Natal:
1 – Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch
O mais recente jogo da série Super Mario Party reúne sete tabuleiros de jogo, entre novidades e clássicos. O jogo simula os desafios de um jogo físico de tabuleiro onde lança dados para avançar nas casas, mas cada uma apresenta desafios e mini-jogos para superar e pontuar. Os controlos são sempre simples, cada jogador pode ter um dos Joy-Cons para participar.
Todos os tabuleiros são temáticos, desde um centro comercial, uma ilha vulcânica, um autódromo ou uma vila de cowboys. Os jogadores podem alterar as regras do jogo, tornando a experiência mais divertida e variada.
2 – It Takes Two – PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Se procura um jogo cooperativo, com uma história divertida e intensa, It Takes Two é uma das melhores propostas dos últimos anos. Este é um jogo que não vai poder jogar sozinho. Como o nome indica, são precisos dois jogadores para encarnar um casal que é transformado em bonecos de brincar. Os cenários são inspirados na própria casa e jardim, e tudo terão de fazer para voltar à sua forma humana.
Cada personagem tem habilidades únicas que necessitam ser combinadas para ultrapassar os puzzles e mesmo os combates contra os inimigos. Todos os níveis e mecânicas não se repetem ao longo da aventura, tudo se mantém fresco e divertido do início ao fim. Pode jogar na mesma plataforma ou online.
3 – Just Dance Now – Browser e smartphones
Nasceu nas consolas e PC, mas Just Dance Now pode agora ser jogado utilizando um browser de internet. Qualquer equipamento com ecrã ligado online pode aceder ao jogo, seja no PC, tablets, Chromecast ou mesmo Apple TV. Tudo o que precisa para jogar é ter um smartphone para ser utilizado como comando.
Como o nome refere, os participantes só têm de dançar. O comando ajuda a fazer o rastreamento dos movimentos, mas o importante não é conhecer as coreografias das danças mostradas no ecrã. O que importa é realmente dançar e divertir-se em família, com temas conhecidos. E não existe limite de jogadores, por isso não existe desculpa para não participar. A não ser, que não tenha um smartphone…
4 – Super Mario kart 8 Deluxe – Nintendo Switch
Para uma família mais competitiva, Super Mario Kart 8 Deluxe já é um clássico, apresentando dezenas de pistas para correr em karts. O jogo reúne protagonistas e antagonistas do universo Mario, mas também tem alguns convidados de outros jogos da Nintendo. É preciso ter destreza ao volante, a não ser que a avozinha se lembre de arremessar uma carapaça de tartaruga que nos coloca fora da pista.
A Nintendo oferece agora pacotes completos para Mario Kart, repleto de torneios e pistas recuperadas de todos os jogos da série. Pode relembrar os circuitos das consolas de 16 bits ou das portáteis, juntamente com outras criadas em exclusivo para esta versão Deluxe.
5 – Fall Guys – PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, smartphones
Lembra-se dos Jogos sem Fronteira? Fall Guys funciona numa lógica semelhante. Os jogadores têm de disputar diversos desafios, sejam corridas com obstáculos, num ambiente sempre divertido de plataformas. O melhor é que nestes desafios é cada um por si, sendo eliminados jogadores a cada prova, até se encontrar o grande vencedor.
O que torna o jogo ainda mais divertido são as personagens toscas e a física dos elementos em que é possível agarrar os adversários. Entre empurrões e rasteiras, é impossível não fazer batota para vencer, tramando o mais próximo, no meio de gargalhadas intensas.
6 – The Jackbox Party – PC, PlayStation, Xbox, Switch, smartphones
Os jogos Jackbox reúnem diversos desafios para jogar em grupo, sobretudo se for online. E apenas necessita de comprar uma cópia, o que assume o papel de anfitrião, podendo depois distribuir para os restantes equipamentos da família, incluindo smartphones, que servirão como comandos.
Os pacotes oferecem diversas atividades temáticas e formatos de jogo, desde desafios simples de desenho, a quizzes de perguntas e respostas. Os mais rápidos a completar os desafios ou a responder mais rapidamente acumulam pontos, que ditam a vitória no fim.
7 – Super Mario Bros. Wonder – Nintendo Switch
O mais recente jogo da série Super Mario Bros. destaca-se por permitir até quatro jogadores superar os níveis propostas. A ideia principal é ajudarem-se, pegando na mão para os puxar ou levantá-los para os arremessar entre as plataformas. Mas como é lógico, a cooperação dá sempre para o torto quando se percebe que é mais divertido empurrar os companheiros para os “tramar” nas armadilhas.
Uma das novidades é a introdução dos fenómenos, flores especiais que quando recolhidas transformam os cenários e criam-se desafios frenéticos para superar. Existem ainda novos objetos de transformação, incluindo o elefante que torna as personagens mais fortes e pode carregar água para interagir com o cenário.
8 – Rocket League - PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Quando se mistura automóveis com futebol, o resultado é Rocket League, um dos jogos competitivos mais originais. Certamente que o jogo vai fazer as delícias de jovens e adultos durante as partidas de futebol, mas que terá de utilizar os veículos para fintar e chutar a bola na baliza. Pode parece muito estranho inicialmente, mas em poucas partidas vai saltar, “cabecear” e marcar golos de centros, como se o Cristiano Ronaldo fosse transformado no Faísca McQueen.
O jogo é gratuito, pelo que pode jogar em crossplay em diferentes plataformas online, ou até dois jogadores no mesmo ecrã. E ninguém fica indiferente às dinâmicas do jogo. Existem diversos modos alternativos, um deles que troca o campo de futebol por um de basquetebol.
9 – Moving Out – PC, PS4, Xbox One, Switch
O objetivo de Moving Out é simples, pelo menos no papel: os jogadores assumem uma equipa de funcionários de uma empresa de mudanças que têm que transportar as mobílias de uma casa para a outra. Para tal têm de arrumar os objetos no camião para passar de nível. O problema é que as mobílias maiores requerem a cooperação e coordenação entre os dois e é aqui que começa o caos.
O jogo tem uma física de objetos apurada, pelo que praticamente tudo que existe na casa pode ser interagido. E pode partir portas e janelas se os móveis não couberem, gerando um caos muito divertido. É que o relógio não para e alguém tem de fazer as mudanças. Neste caso, até quatro jogadores podem jogar em cooperativo Moving Out.
10 – Nintendo Switch Sports – Nintendo Switch
Se pretende passar um serão com mais desporto, Nintendo Switch Sports apresenta diferentes modalidades para jogar até quatro jogadores. Através do comando Joy-Com vai poder utilizar movimentos reais para executar as diferentes manobras desportivas, seja o lançamento a um cesto no basquetebol, o lançamento de uma bola de bowling ou as raquetes de um jogo de ténis.
O jogo inclui ainda as modalidades futebol, voleibol, badminton, chambara e golfe. Pode jogar por equipas ou individual, mas acredite, este é um jogo que o vai fazer suar um pouco, o que não é mau pensado nestas noites frias natalícias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários