A tecnologia Bluetooth faz maravilhas sempre que o assunto é animar qualquer ocasião do dia a dia com as suas músicas preferidas. E a “culpa” é da forma simples e instantânea como podemos hoje emparelhar o smartphone com os mais variados dispositivos que integram essa tecnologia sem fios.

Quando viajamos de automóvel, atender chamadas e colocar as músicas do smartphone no sistema de som do veículo é mais simples que nunca. Da mesma forma, quando vamos no comboio ou no Metro, uns auscultadores Bluetooth cumprem a mesma finalidade mantendo a sua privacidade sonora (e a dos restantes passageiros).

Mas, no que diz respeito a colunas e sistema de som com Bluetooth, a tecnologia está um patamar acima. Isto porque os fios são efetivamente algo do passado nestes equipamentos, seja para ligar colunas, seja para fazer aquilo que todos procuram: emparelhar o smartphone com o sistema de som de forma automática assim que entramos em casa, transformando assim os equipamentos móveis no centro multimédia mais completo de todos.

Estas possibilidades “transbordam” as paredes do lar no que diz respeito a sistema de som portáteis, contudo. Isto porque as colunas Bluetooth deste género são hoje um dos gadgets mais utilizados, dadas as muitas vantagens que apresentam. Algumas das mais originais estão na galeria de fotos abaixo. Clique e veja todas as possibilidades.

 

Entre os principais benefícios destes aparelhos estão as dimensões, o peso e a capacidade para aguentarem impactos e até idas à água, salpicos e até poeiras. No fundo, é a portabilidade e versatilidade que mais ordenam na possibilidade de levarmos para todo o lado uma pequena e leve colunas Bluetooth portátil. No que nos diz respeito, somos verdadeiros fãs deste tipo de equipamentos…

Originais e “autónomas”

Além da inclusão de outras ligações que não o Bluetooth – os suportes Wi-Fi e NFC, nalguns casos em particular, e também a capacidade para atender as chamadas que chegam ao smartphone –, existe agora uma nova tendência entre as colunas do género. É a integração de sistemas de iluminação LED possíveis de personalizar e que variam em função das batidas e acordes das músicas que estão a ser reproduzidas.

Há, no entanto, um ponto importante a ter em conta na utilização de uma coluna Bluetooth portátil. Tal como o seu smartphone ou equipamento móvel, é uma bateria de iões de lítio recarregável (por USB, normalmente) que garante a alimentação energética do dispositivo.

Nesse sentido, ficar sem bateria é sempre um problema. E deve lembrar-se de dois pontos em particular: quanto mais elevado estiver o volume da sua coluna Bluetooth, mais depressa a energia irá esgotar-se. É certo ainda que o emparelhamento por Bluetooth entre ambos os equipamentos irá igualmente drenar a bateria do seu smartphone mais depressa.

É por essas e outras razões que um powerbank pode ser um dos seus melhores amigos. Imagine que tanto a bateria do seu smartphone com a da coluna Bluetooth têm 3.000 mAh de capacidade cada uma. Um powerbank com capacidade acima de 6.000 mAh será suficiente para garantir uma “segunda ronda” de música em movimento, sendo capaz de recarregar ambos os equipamentos uma vez. Um powerbank com saída de energia dupla conseguirá até recarregar os dois gadgets em simultâneo.

Quando às já referidas versatilidade e portabilidade, existem modelos de colunas Bluetooth portáteis de todos os tamanhos e para os mais variados gostos (e carteiras…). Explore a galeria que lhe propomos nesta página e recorde – ou fique a conhecer – uma dezena de equipamentos a ter em conta na hora de escolher.