Chegou o verão e é tempo de juntar a família e amigos para uma churrascada. Embora o calor convide a passar as tardes na piscina, nada impede de criar sessões divertidas de gaming e há jogos perfeitos no mercado ou prestes a chegar que prometem animar as festas.

O SAPO TEK reuniu alguns desses títulos para ajudar na decisão daquele que vai ser o grande jogo das férias. E são propostas para todas as plataformas, desde o computador às consolas domésticas e até os smartphones iOS e Android.

Os elementos em comum em cada jogo é que tem uma componente cooperativa ou competitiva para pelo menos dois jogadores. Há histórias para descobrir, competições para ganhar, sejam combates, danças ou mini-jogos simples. E se ficar em casa não é um bom plano, porque não juntar o grupo para passear, enquanto apanha Pokémons?

Conheça 10 jogos para jogar em família e amigos nas férias

1 - Kirby’s Return to Dream Land Deluxe - Switch

A Switch tem recuperado alguns títulos das anteriores consolas e Kirby’s Return to Dream Land foi lançado originalmente na Wii, ganhando agora uma versão Deluxe. Trata-se de um jogo de plataformas 2D tradicional, em que o protagonista Kirby tem de ultrapassar os inimigos para chegar ao fim de cada nível, encontrando no final de cada zona o respetivo boss.

Com um aspeto muito colorido, a principal mecânica de sugar e engolir os inimigos para absorver as suas habilidades continua a dar uma grande variedade e diversão ao jogo. Seja a disparar bolas de fogo, utilizar espadas, gelo, bombas e outros elementos. A diversão em família é garantida com o suporte a quatro jogadores em formato cooperativo no mesmo ecrã, assumindo as diferentes personagens além de Kirby, como Waddle Dee, Rei Dedede e Meta Knight.

2 - Stumble Guys – PC, iOS, Android

Imagine os antigos programas de verão dos Jogos Sem Fronteiras, em que equipas de diversos países disputam provas de obstáculos em piscinas. Stumble Guys é um clone de Fall Guys com o mesmo conceito: até 32 jogadores vão participar em corridas de obstáculos, correndo, saltando ou agarrando os adversários. O objetivo é ultrapassar as provas entre os primeiros para passar à etapa seguinte. Mas só existe uma coroa para o melhor jogador.

Apesar de ser um jogo online, o jogo pode ser jogado em cross-play entre PC e smartphones, o que permite à família e amigos se juntarem para disputar as provas. Não há nada melhor do que agarrar o adversário familiar no jogo e assistir à sua irritação, mesmo ali ao lado.

3 - Double Dragon Gaiden: Rise of the Dragons - Switch, PS5, PS4, PC, Xbox One e Xbox Series X|S

Apenas é lançado no dia 27 de julho, mas este regresso de Double Dragon, um clássico das máquinas árcade dos anos 1980, vai ser uma oportunidade para mostrar aos mais novos como se resolviam as disputas à lei do “murro e pontapé”. A ação tem lugar num cenário citadino, numa perspetiva lateral, no regresso dos protagonistas Billy e Jilly Lee.

O jogo suporta um formato cooperativo para dois jogadores, em que têm de unir as suas habilidades para eliminar os inimigos que encontram no caminho e ultrapassar os bosses. Cada personagem tem movimentos especiais que podem ser ativados quando a barra estiver cheia. E o dinheiro recolhido dos inimigos poderá ser investido para desbloquear novas habilidades.

4 – Just Dance 2023 – Switch, PS5, Xbox Series X|S

Anualmente a Ubisoft lança novas versões do popular Just Dance, que como o nome indica coloca toda a família a dançar. Não será necessário ter dotes de dançarino, apenas tem de se “abanar” como os bailarinos que aparecem no televisor. O comando funciona para a deteção dos movimentos, vencendo o jogador que somar mais pontos e executar mais combos de movimentos.

Como sempre, o jogo inclui diversas músicas licenciadas, por norma êxitos dançáveis. Esta edição tem “Dyanamite” dos BTS como cabeça de cartaz. Os jogadores podem criar as suas próprias playlists de músicas favoritas e participar nos diferentes modos de jogo.

5 – Pikmin 4 – Switch

Está prestes a chegar o quarto capítulo da série Pikmin, marcado para o dia 21 de julho, mas se não quiser esperar, pode fazer o download da demo ou aceder aos anteriores títulos que estão disponíveis na Nintendo eShop. Os Pikmin são uma mistura misteriosa de plantas e animais, criaturas leais, inteligentes e prontas para seguir o jogador. Cada tipo de Pikmin tem uma habilidade única, sendo utilizados para construir pontes, edifícios ou qualquer objeto que necessite.

A aventura pode ser jogada num formato cooperativo com um familiar e amigo no modo história, ajudando-se nos desafios. O segundo jogador assume uma mira e pode disparar pedras aos inimigos. Além disso, pode recolher os itens do cenário para o inventário. Mas se preferir, pode optar por jogar no modo batalha Dandori, com o objetivo de recolher o máximo de itens antes do tempo acabar.

6 - LEGO Star Wars: The Skywalker Saga - Switch, PS5, PS4, PC, Xbox One e Xbox Series X|S

Para fãs de Star Wars, este jogo de LEGO foca-se nos 9 filmes que compõem toda a saga Skywalker, desde a Ameaça Fantasma até a Ascensão de Skywalker. Cada jogo representa um capítulo e os respetivos níveis e missões recriam alguns dos momentos icónicos dos filmes.

Vai controlar centenas das personagens que conhece, revisitar os planetas e cenários dos filmes, controlar naves e veículos como o Millenium Falcon ou a X-Wing, entre outras.  E tudo com o humor que a TT Games costuma oferecer nos seus jogos. O melhor é que pode jogar toda a aventura acompanhado de outro jogador. Cada personagem tem habilidades únicas que têm de ser utilizadas em determinados locais para poder desbloquear o caminho.

7 - Everybody 1-2 Switch! - Switch

Lançado recentemente, Everybody 1-2 Switch é a sequela de 1-2 Switch, um título que deu a conhecer as funcionalidades dos comandos JoyCon da consola. Trata-se de um conjunto de mini-jogos divertidos para jogar no máximo com oito amigos e familiares. Mas se utilizar um smartphone para participar, pode juntar até 100 jogadores em alguns dos desafios propostos.

Esta coletânea de mini-jogos tem desafios de reflexos, perícia e muitos deles podem ser personalizados com mais regras para maior desafio. Mas o derradeiro desafio é soltar gargalhadas entre os participantes, nem que para isso tenha de arremessar bolas aos adversários entre os jogos. Pode jogar de forma individual ou em grupos.

8 – Street fighter 6 – PC, PS4, PS5, Xbox Series X|S, Xbox One

Lançado recentemente, não há nada melhor que uma tarde bem passada no sofá frente ao televisor a combater contra um amigo ou familiar. Street Fighter dispensa apresentações e é um dos melhores jogos de combate no mercado, juntamente com Mortal Kombat e Tekken. O novo capítulo apresenta um grafismo totalmente remodelado, com animações em estilo de grafite e há novos modos de jogo, como o World Tour.

O jogo inclui diversas personagens clássicas, como Ryu, Ken, Chun-Li, Blanka, Guile ou Zangief. Mas também introduz novos nomes, como Jamiw, Jp, Kimberly, Lily, Manon e Marisa. Muitas caras novas que obrigam a descobrir as suas habilidades especiais.

9 – Pokémon GO – iOS e Android

Pokémon GO é um dos jogos mais conhecidos para smartphones e já foi lançado há algum tempo. Mas é dos títulos mais eficazes para arranjar os jogadores de casa e irem para a rua para apanhar Pokémons. É desta forma o jogo perfeito para ter sempre instalado no smartphone, seja iOS ou Android, para levar para a praia, piquenique ou qualquer tipo de passeio, tanto pela cidade como no campo.

O objetivo é encontrar o máximo de espécies de Pokémons e treiná-los, adicionando à equipa. Deverá ter atenção à raridade das criaturas e as suas estatísticas para aproveitar ao máximo as suas habilidades nos combates.

10 - Monopoly Madness - PC, PS4, PS5, Xbox Series X|S, Xbox One

Se conhece as regras do jogo de tabuleiro Monopólio então esqueça-as. Madness revira por completo a linearidade do jogo original, trocando o tabuleiro da cidade por um cenário em forma de arena. Tudo começa com o Sr Monopoly a ir de férias, mas não antes de escolher o seu sucessor temporário e o modo de seleção é uma corrida desenfreada.

Os jogadores vão participar numa corrida frenética pela cidade, comprar e melhorar as propriedades, recolher recursos, mas ao mesmo tempo lidar com os seus oponentes. Agora imagine o caos gerado quando quatro jogadores se juntam para disputar as ruas do monopólio.