A primeira mensagem de texto foi enviada no dia 3 de dezembro de 1992. Na próxima semana o Short Message Service (SMS) completa 20 anos de vida e atualmente continua a ser uma das principais formas de comunicação. Nos primeiros seis meses de 2012, e só em Portugal, foram enviadas perto de 14 mil milhões de mensagens escritas.

O conceito de SMS apareceu em 1988 pela mão da European Telecommunications Standards Initiative (ETSI). A ideia original das mensagens de texto era estabelecer um meio de comunicação entre as operadoras de telecomunicações e os utilizadores, para que estes fossem alertados da existência de uma mensagem de voz.

A ironia do conceito não conseguiu prever o sucesso e a importância que o SMS teria no futuro, e quando foi enviada a primeira mensagem com a frase "Feliz Natal", no Reino Unido, ninguém previa que alguns anos mais tarde seria preciso cancelar os tarifários de mensagens gratuitas em época natalícia pelo grande volume de SMS enviados - situação que aconteceu em Portugal.

O esquema das mensagens de texto como modelo de comunicação entre as pessoas demorou a "pegar". Três anos depois da primeira mensagem ter sido enviada entre utilizadores, em 1995, a média de SMS enviados pelas pessoas não era de uma por mês sequer.

O sistema de comunicações pré-pagas foi determinante para o sucesso do serviço, tanto a nível dos consumidores que assim controlavam melhor o saldo disponível, como para as operadoras que tinham um sistema de faturação em tempo real.

[caption]20 Anos SMS[/caption]

Os tarifários pré-pagos também deram resposta aos mercados emergentes, nomeadamente os jovens que não tinham tanto poder económico para suportar custos de chamadas. Invariavelmente, o conceito de SMS está associado ao perfil dos jovens e este continua a ser um dos métodos preferenciais para comunicarem entre si sempre que o contacto direto não é possível.

Em comunicado de imprensa a Ericsson, que também está a celebrar o aniversário da SMS pelo papel que representou na evolução deste modelo de comunicação, diz que atualmente são enviadas 10 biliões de mensagens de texto por ano, a nível mundial.

Em Portugal os números dos dois primeiros trimestres de 2012 segundo a ANACOM indicam que foram enviados quase 14 mil milhões de SMS, um número muito próximo dos 17 mil milhões de SMS que foram enviados no ano 2000… em todo o mundo.

A evolução dos telemóveis e os tarifários mais competitivos e específicos para quem gostava de mandar mensagens escritas, fizeram o mercado "rebentar" no espaço de dois anos, tendo-se registado o envio de 352 mil milhões de SMS em 2002. O volume tinha aumentado 20 vezes no espaço de 24 meses.

Os valores continuaram a evoluir massivamente e em 2004 foram enviadas 918 mil milhões de mensagens escritas. Em 2008 o número subiu para 4,8 biliões.

As consequências na comunicação também se fizeram notar a nível da linguagem. O truncamento de palavras, a criação de acrónimos e emoticons para expressar sentimentos que "de forma escrita" ocupariam muitos caracteres, foram alguns dos fenómenos que marcaram a evolução da linguagem nas duas últimas décadas.

O desgaste das teclas nos telemóveis portugueses

No primeiro trimestre de 2002 foram enviadas 461 mil mensagens escritas por "todo" o Portugal, numa média de 18 mensagens que cada pessoa enviava por mês. Dez anos depois, entre janeiro e março de 2012, o número de mensagens enviadas ascendeu aos 6,8 mil milhões, numa média de 304 mensagens por pessoa ao longo de um mês. Resumindo, numa década, o volume de SMS enviados pelos utilizadores português cresceu 16 vezes.

[caption]SMS iPhone[/caption]

O "salto" aconteceu no ano de 2005, entre o segundo e o terceiro trimestre. Neste espaço de tempo o número de mensagens enviadas cresceu de 712 mil por mês para os 1,6 mil milhões de mensagens mensais trocadas entre portugueses.

A partir de então o volume de SMS foi sempre crescente e só a partir de 2010 é que o número de mensagens enviadas começou a estagnar, na casa das 6,6 mil milhões de mensagens. Coincidência ou não, corresponde à mesma altura em que as rede sociais começaram a afirmar-se.

O texto ficou multimédia

O passo seguinte na linha de evolução da SMS foi a inclusão de conteúdos multimédia. Aqui a referência é clara ao aparecimento das MMS e das mensagens com texto e imagem. Ainda que tenha sido recebida com entusiasmo e hoje em dia quase todos os telemóveis vêm equipados com um sensor fotográfico, a verdade é que o serviço não descolou como o primogénito "arcaico".

Em Portugal e segundo dados da ANACOM relativos ao segundo trimestre de 2012, foram enviados 40 mil MMS - e veja-se a diferença de números entre os dois serviços - numa média de 8 mensagens mensais que cada utilizador envia. A diferença de preço entre os SMS e MMS pode ajudar a explicar a taxa de utilização dos serviços, mas não justifica todo o cenário.

A receita da avó que ainda dá sucesso

Na culinária, as receitas de grande sucesso têm sempre origem na avó ou noutros antepassados. Nos modelos de comunicação atuais e instantâneos, pode ser feito um paralelismo semelhante. Basta olhar para o Twitter e ver qual é a receita de sucesso da rede: as mensagens com predominância do texto, curtas, até 140 caracteres, a acessibilidade do serviço. Qualquer semelhança entre o sistema dos tweets e dos SMS não é pura coincidência.

A grande diferença entre os serviços está nas esferas de ação. O telemóvel é pessoal, o Twitter é social.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico