Os sistemas de som para instalar em casa, e mais concretamente na sala de estar, têm mudado bastante nos anos mais recentes: passaram de volumosos aparelhos hi-fi a pequenos e refinados sistema de som que dispensam os fios e passam despercebidos entre a decoração.

Há algo, contudo, que não pára de melhorar: a qualidade de som, que está hoje no elevado plano da alta definição, como não podia deixar de ser.

Mas há algo ainda mais importante, principalmente se pensarmos que as principais fontes de som são hoje a internet, “encarnada” por equipamentos eletrónicos que são, regra geral, emparelhados por Bluetooth com o sistema de som.

Ou seja, o sistema de som que queremos ter hoje em casa não precisa de “saber” ler CDs e nem sequer é necessária a presença de uma porta USB para reprodução de ficheiros MP3, como era condição quase obrigatório há relativamente pouco tempo.

Clique nas imagens abaixo e veja quais os melhores sistemas de som a instalar na sua casa, com as características e preços .

A tecnologia Bluetooth passou a ser efetivamente um requisito essencial para poder desfrutar de toda a variedade de música dos serviços online. Os conteúdos hoje estão todos online, pagos ou gratuitos, e chegam aos nossos computadores, tablets, smartphones ou televisores via serviços baseados no browser ou através de apps móveis, por isso vale a pena considerar ainda a possibilidade de ligar o sistema de som à rede doméstica por Wi-Fi.

Uma vez emparelhado, o equipamento que serve de fonte de música ao sistema de som propriamente dito, a questão está resolvida: basta entrar em casa para que o smartphone emparelhe imediatamente com o equipamento hi-fi e comece a reproduzir a sua playlist preferida no Spotify (ou noutro serviço). Simples.

Variedade de opções e… multiroom!

Por outro lado, a oferta de equipamentos de som que podem marcar presença na sala de estar ou qualquer outra divisão do lar é enorme. E a escolha de um dispositivo do género depende do tipo de utilização e do perfil de utilizador.

Damos alguns exemplos: há quem opte por uma coluna Bluetooth portátil que liberta som a 360 graus e pode acompanhar-nos da sala para a cozinha e da cozinha para o banho, por exemplo.

Há ainda quem prefira que as suas playlists favoritas cheguem da internet através de um bom sistema home cinema, que também dá apoio a umas boas sessões de cinema com ligação direta ao televisor 4K. Neste campo, é normal encontrarmos elementos como barras de som e subwoofers de potência considerável, como complementos.

Referindo outro exemplo, há ainda aqueles que gostam menos de “misturar” os conceitos e continuam a preferir um sistema de som “dedicado” na sala de estar, com duas ou mais colunas (que podem já dispensar os fios nas ligações).

A diferença está nas funcionalidades que estes sistemas de som apresentam: além do Bluetooth, podem ser ligados à rede sem fios e conseguem reproduzir ainda som a partir de qualquer equipamento extra como consolas de jogos e televisores, tanto por ligação ótica como por ligação auxiliar de 3,5 mm.

É tudo uma questão de gosto, sendo que há ainda muitas apps móveis capazes de ajudar a personalizar o som, normas de som HD que ajudam a “purificar” as suas músicas preferidas e ainda, por exemplo, tecnologias de som que potenciam os tons graves ou a integração de amplificadores para auscultadores.

Isto além das funcionalidades multiroom: com uma única fonte de som pode sincronizar vários altifalantes diferentes em cada divisão da casa, com as hipóteses de ter músicas distintas a tocar em cada uma, de ter uma app móvel a efetuar essa gestão e de poder ligar várias unidades Bluetooth em modo Party Link. As opções são hoje ilimitadas e estão acessíveis aos utilizadores menos entendidos, sem ser preciso entrar em grandes pormenores técnicos.

Seja como for, é bom perceber que os sistemas de som em causa estão cada vez mais repletos de funções, ao mesmo tempo que os preços se mostram acessíveis, de certa forma. Tudo depende do que pretende o utilizador. Espreite a galeria de imagens e (re)veja categorias e equipamentos que podem deixar a sua casa bem servida em termos sonoros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.