
Os smartphones colocaram ao alcance de qualquer bolso novas formas de ocupar os tempos mortos, consultar os temas da atualidade, trabalhar e ter acesso a um conjunto de informação útil para as tarefas do dia-a-dia. Hoje falamos de aplicações para estar sempre informado sobre os horários dos transportes. Do metro ao avião.
Sobretudo na plataforma que hoje lidera o mercado móvel, o Android, as opções têm-se multiplicado e hoje há poucas desculpas para chegar atrasado. Há aplicações oficiais e não oficiais, que detalham horários para um ou vários tipos de transportes. E a esmagadora maioria são gratuitas.
Ainda esta semana o SAPO anunciou uma nova versão da app que já disponibilizava via web e que agora passa a dar informação sobre horários de transportes na zona metropolitana de Lisboa, também em dispositivos Android.
O SAPO Transportes tem detalhes sobre os itinerários possíveis para qualquer ponto (origem ou destino) da capital. A informação pode ser obtida por modo de transporte e é também possível consultar as paragens cobertas por cada operador, bem como guardar a informação disponível nos favoritos.
[caption][/caption]
O SAPO Transportes conta com o apoio da Transporlis e por isso, não sendo uma app oficial dos operadores de transportes envolvidos, tem o seu apoio e está inclusive a ser divulgada nos sites das várias instituições. As restantes ofertas disponíveis são também, na maioria, iniciativa privada a compensar a falta de aposta dos próprios nesta área.
É o caso da aplicação Horários do Comboio. Embora a CP ainda não tenha apostado ela própria numa app que leve para tablets e portáteis informação sobre os seus horários e percursos, já existe uma e garante escapatória à antiga versão mobile do site da empresa, pouco prática e ainda menos interessante.
A Horários do Comboio, como o nome indica, informa sobre horários, preços e outros detalhes da viagem. É possível encontrar informação definindo uma estação ou a data da viagem. É também possível partilhar informações relativas a um horário por SMS, clicando na linha com essa informação e selecionando o destinatário.
[caption][/caption]
André Ventura fez o mesmo para os barcos da Transtejo e Soflusa com o Tejo +. Entre as funcionalidades desta app destacam-se um contador decrescente para a hora da próxima partida; a possibilidade de encontrar informação apontando a hora a que se quer chegar ao destino, notícias ou informações úteis, por exemplo, sobre greves.
[caption][/caption]
Quem usa o Metro, em Lisboa ou no Porto, tem mais opções, a começar pelas disponibilizadas pelas respetivas empresas. O iMetro, do Metro do Porto, foi a primeira a chegar ao Google Play (e também está disponível para iOS). Com versões em português e inglês, a app disponibiliza mapas da rede e das seis linhas que a compõem.
Fornece informação sobre a frequência dos comboios, os horários, preços, lugares para estacionamento e serviços disponíveis em cada estação. Tem também informação atualizada sobre o estado das linhas e notícias.
A app oficial do Metro de Lisboa também assegura informação em tempo real sobre o estado das linhas (e também está disponível para iOS). Permite simular percursos entre estações ou pontos georreferenciados, deixa consultar o mapa da rede ou aceder a notícias. Oferece ainda navegação num módulo de realidade aumentada que ajuda a localizar estações de metro e pontos de interesse, tirando partido da câmara de telefone e da conetividade GPS.
[caption][/caption]
Quem não ficar satisfeito com versão oficial pode experimentar a versão desenvolvida pela 386Design, Metro LX. Tem informação sobre preços, horários, estações e permite identificar no mapa a estação mais próxima e definir um percurso até lá, de carro ou a pé. Deixa planear uma rota a partir do diagrama da rede ou do nome da estação.
[caption][/caption]
Voltando às opções tudo em 1, deixamos agora uma proposta para quem vive mais a norte e precisa de uma visão integrada da rede de transportes na zona do Porto. O Move-me reúne dados de vários operadores e permite planear viagens combinando várias opções.
Permite ainda consultar tempos de espera e próximas partidas para um determinado local, ou encontrar as paragens mais próximas de uma determinada localização. Outro ingrediente interessante do Move-me é a disponibilidade de informação sobre pontos de interesse que o utilizador pode obter selecionando um determinado raio de abrangência.
[caption][/caption]
Finalizamos com duas opções à medida de quem viaja de avião com mais frequência: as apps da ANA Aeroportos e da TAP, que também têm versões disponíveis para iOS.
A app da ANA permite ver os horários de todos os voos previstos para uma determinada data, com indicação de possíveis atrasos ou alterações. É também uma fonte de informação sobre transportes de e para o aeroporto e dos serviços à disposição em cada aeroporto. Cobre os aeroportos de Porto, Lisboa, Faro, Beja e Açores.
[caption][/caption]
A TAP leva para o ecrã do smartphone a opção de fazer reservas nos voos da companhia, gerir a conta do cartão Victoria ou consultar informação sobre partidas e chegadas para os os vários destinos servidos pela companhia.
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários