Os saudosistas dos tempos da música em CD têm a vida muito dificultada hoje em dia… Estavam longe de imaginar que o consumo de música haveria de passar quase em exclusivo por serviços online de streaming, pagos ou gratuitos, dispensando qualquer suporte físico e requerendo apenas um equipamento como o smartphone, por exemplo.

É quase “obrigatório” ter uma boa ligação de internet a ajudar, é certo, mas a verdade é que estes serviços de música online são a principal fonte de música atual, mesmo sabendo que o YouTube é responsável por quase metade do vulgo processo de ouvir música pela internet. E entre esses serviços está, no topo, o Spotify.

É este o principal serviço de streaming de música do momento e de há alguns anos a esta parte, com uma modalidade gratuita e uma outra Premium, livre de publicidade entre temas e composta por várias funcionalidades que justificam o pagamento mensal em causa, efetivamente.

São algumas dessas funcionalidades que listamos na galeria acima sob a forma de dicas, até porque temos quase a certeza que não a está a utilizar como poderia. Mas também juntamos ao grupo vários “segredos” disponíveis na versão gratuita do Spotify e ainda algumas novidades que foram recentemente reformuladas na plataforma.

Também no smartwatch!

E relembramos adicionalmente que, apesar de a grande maioria dos utilizadores usar o Spotify sob a forma de app móvel (também começa a ser considerado o uso como app para smartwatch Apple ou Android), nas versões de desktop e browser também existem alguns recursos e opções “escondidos” e que vale a pena considerar e configurar devidamente.

Isto porque este é um serviço fantástico no que diz respeito à presença de praticamente todos os artistas, músicas e géneros à escala global, mesmo com algumas exceções de monta (na galeria acima encontra uma forma de contornar esta lacuna…). Por isso mesmo, queremos que tire o máximo proveito da plataforma, encontrando a qualidade máxima de som em função do seu dispositivo e ligação de internet, filtrando recomendações e criando as playlists mais dinâmicas possível.

Dizem os responsáveis do Spotify que este é um serviço de música online utilizado por mais de 180 milhões de pessoas, mais de 80 destes milhões sob a modalidade paga Premium. Se é um deles, aceite estes nossos conselhos e aproveite ao máximo esta “maravilha” da tecnologia moderna ao serviço da música.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.