O Super Bowl é um dos eventos desportivos do ano sobretudo nos EUA. À parte do futebol americano praticado dentro de campo, o SB tornou-se um dos eventos mais mediáticos do mundo e para isso muito contribuiu a publicidade que ao longo dos últimos anos tem marcado presença nos ecrãs gigantes das bancadas e nos ecrãs mais pequenos dos televisores de quem acompanha o acontecimento.

Este ano o Super Bowl foi mais do mesmo: desporto, espétaculos musicais e anúncios publicitários - além de um apagão elétrico que foi motivo para inundar as redes sociais com piadas e relatos especiais.

Uma autopromoção em vídeo pode custar às empresas cerca de quatro milhões de dólares por cada 30 segundos. Mas as abordagens e as durações dos anúncios variam de empresa para empresa.

Hoje a Sugestão TeK dá a conhecer a publicidade ligada à área das novas tecnologias que teve tempo de antena no Super Bowl.

A Best Buy não sabe onde está a cloud

Uma das maiores cadeias de retalho dos EUA decidiu apostar num anúncio publicitário que retrata o lado menos sábio dos clientes. Ao mesmo tempo a empresa norte-americana promove os serviços de atendimento que são prestados nas lojas e que dão respostas às dúvidas ligadas com vários dispositivos de eletrónica.

Apesar de não ser uma empresa declaradamente tecnológica, a verdade é que o setor das tecnologias tem uma estreita ligação ao retalho e neste anúncio da Best Buy pode ver-se de tudo um pouco, desde smartphones, a computadores, máquinas fotográficas e referência a tecnologias como LTE e a cloud. Mas afinal, onde está a cloud?

Comprar carros online sem drama

A Cars.com decidiu focar-se na simplicidade de processos que os utilizadores experienciam quando compram carros através do serviço online da empresa. Quando muitos internautas esperam por um processo dramático, a vendedora norte-americana prova que nem sempre a emoção de comprar um carro pela Internet precisa de um pico sentimental negativo.

Pelo meio aproveitaram para promover a aplicação móvel que baseia-se em revisões de especialistas e que ajudam os clientes a decidirem qual a melhor viatura a adquirir.

O lado mais humano de Kratos

Grande aposta da Sony no novo jogo God of War: Ascension. Com uma publicidade de dois minutos que retrata a transformação de Kratos no Fantasma de Esparta, causada pela perda da família, a empresa japonesa foi um dos grandes destaques da XLVII edição do Super Bowl.

Em vez de apostar apenas na construção de um spot em formato digital, a Sony cruzou o live action com as tecnologias tridimensionais e recriou um momento dramático que deixa antever muita violência no próximo título da franquia GoW.

Para os que ainda não sabem, o novo God of War vai ter um modo multi-jogador e será acompanhado por uma edição especial da Playstation 3.

Motorola e Megan Fox juntos na banheira

A Motorola foi comprada pela Google mas isso não implica que a tecnológica norte-americana deixe de se promover como uma empresa independente e criadora de produtos. O serviço Motorola Blur ganha um lugar de destaque entre os anúncios mais vistos do ano muito graças à participação da atriz Megan Fox.

À parte da capacidade de reunir numa mesma aplicação as novidades de várias redes sociais, a fotografia tirada por Megan Fox ao estilo duck face resulta num conjunto de situações que parodiam o lado mais suscetível de alguns homens.

Investimentos online for dummies

É esta a imagem que a E*Trade, uma empresa de investimentos online, tenta transmitir com o anúncio que passou no Super Bowl: sim, fazer investimentos é arriscado, mas com a ajuda certa pode até fazer um bébé rico.

A partir daí, é só aproveitar a vida e disfrutar de turismo e de todo o exotismo que uma situação financeira folgada pode proporcionar.

O par perfeito da GoDaddy.com

A empresa de domínios online revela o segredo do sucesso: o lado sexy das páginas e o lado inteligente que é capaz de criar ferramentas de sucesso para as empresas que procuram uma solução online. O resultado é..

A publicidade que procura a publicidade

A Samsung apostou num conceito metalinguístico para promover os mais recentes produtos da linha Galaxy. Paul Rudd e Seth Rogan são as estrelas que durante quatro minutos tentam criar uma publicidade para a empresa sul-coreana e cujo brainstorming acaba por tornar-se na publicidade do Super Bowl.

Numa aposta ao estilo "The Next Big Thing" a Samsung escolheu o caminho do humor ao caminho da promoção do produto. Mas pensando bem, quer o Note 10.1 quer o Galaxy Note 2 já estão no mercado há bastante tempo e já tiveram a sua dose de publicidade. O que conta é promover a marca.

Lugar para estreantes

No primeiro anúncio de sempre da BlackBerry no Super Bowl, a empresa canadiana tentou passar a ideia de que são tantas as novidades no novo BlackBerry 10 OS e no smartphone Z10 que em trinta segundos é mais fácil explicar o que não se pode fazer com o novo ecossistema.

Destaque ainda para a Apple que mesmo sem ter um anúncio no evento desportivo conseguiu concentrar alguma das atenções do Super Bowl ao revelar de forma indireta a personalização de endereços dos conteúdos da App Store.

Fica a sugestão para que os leitores partilhem outros anúncios dos mais de 70 que foram para o ar no Super Bowl e que tenham considerados interessantes.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico