Graças a uma nova tendência no segmento dos equipamentos tecnológicos de segurança no lar, hoje é mais fácil recebermos em tempo real no smartphone alertas de vários tipos, desde imagens de vídeo da nossa sala de estar durante a nossa ausência até informações relativas à deteção de fumo, por exemplo.

Na verdade, são muitos os equipamentos tecnológicos que podemos instalar em nossa casa – inclusive com integração noutros sistemas de domótica – tendo em vista a proteção perante intrusos, roubo de informação e até visitas inesperadas. Como seria de esperar, também, é o smartphone que acaba por estar no centro de toda esta tecnologia de proteção do lar, não fosse ele o dispositivo eletrónico que está sempre connosco, tanto em casa como fora dela.

E a começar por algo tão simples como espreitar de antemão quem nos aparece à porta de casa: é hoje relativamente barato montar um sistema de campainha digital que permite ver em tempo real no ecrã do smartphone quem está no momento à porta de nossa casa, graças a câmaras, sensores e microfones.

Clique nas imagens abaixo para ver algumas das melhores opções.

Isto não é, de certa forma, novidade, a menos que haja lugar à integração em sistemas mais avançados de videovigilância, algo que é também hoje mais acessível em termos de preço, oferta generalizada e facilidade de instalação. É simples ter uma câmara de exterior resistente a chuva que envia as imagens para o terminal móvel e nos notifica sempre que há deteção de movimento, por exemplo.

Por outro lado, podemos até combinar estes dispositivos com fechaduras eletrónicas, que também recorrem ao smartphone como elemento ativo no funcionamento: destrancar a porta de casa pode ser tão simples quanto encostar à mesma o seu terminal móvel, um pouco como já acontece com as fechaduras de alguns automóveis recentes, graças a apps móveis e a tecnologias como o Bluetooth e o NFC.

Juntando a este rol de soluções outros sistemas como alarmes com controlo remoto, dispositivos de deteção de fumo e outras substâncias, e plataformas de rede sem fios avançadas e inteligentes, quase se torna possível transformar a nossa casa numa “caixa forte” tecnológica e preparada para ser controlada através do computador e do smartphone.

E nem é preciso estarmos por perto para estarmos alerta em relação ao que por lá está a acontecer, como pode ver pelos vários exemplos de soluções que estão na galeria acima. Se está a construir uma casa com linhas modernas e futuristas, não descure estes “pormenores” high-tec!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.