As únicas condicionantes serão mesmo o acesso a um telemóvel ou tablet, com uma ligação Internet ativa, o que é cada vez mais fácil de garantir se tivermos em conta as redes Wi-Fi espalhadas pelo país. Uma ajuda útil para encontrar uma ligação ao seu alcance pode ser o Free Wi-Fi Portugal ou o Free Zone, que o TeK destacou recentemente.


Se reúne as condições esteja atento às páginas seguintes e descubra algumas ferramentas úteis para não perder pitada dos jogos que estão para vir e que podem conduzir Portugal à final do campeonato do mundo e quem sabe à conquista do título.

Começamos a viagem pela app 5i RTP FIFA World Cup. A aplicação está disponível para iOS e Android e permite acompanhar os jogos em direto. Dá ainda a possibilidade de desfrutar de imagens de várias câmaras que oferecem detalhes extra para as jogadas mais relevantes e ter acesso a um conjunto alargado de conteúdos sobre a seleção.



Estatísticas de jogos, biografias dos jogadores e reportagens dos enviados da estação pública ao Brasil também integram o leque de conteúdos disponíveis na app.




Ver os jogos em direto no telemóvel

Igualmente desenvolvida em Portugal, a LiveSoccer é outra proposta que vale a pena ter em conta se vai usar o telemóvel para acompanhar a prova. A aplicação acompanha mais de 300 ligas de futebol em todo o mundo e nesta altura mantém também um foco importante no Mundial de Futebol.


Os jogos podem ser seguidos em tempo real, neste caso não através da transmissão, mas com comentários e informações relevantes sobre a partida.


O utilizador pode personalizar as notificações push que pretende receber para os eventos que quer acompanhar em tempo real - golos, resultados, cartões, substituições, entre outros. Os conteúdos estão disponíveis em inglês, português e espanhol e a app pode ser descarregada na loja Google Play.

Jogos ao minuto

A aplicação do SAPO Desporto é outra sugestão que deixamos a quem nas próximas semanas viverá com um nervoso miudinho os acontecimentos futebolísticos que se sucedem do outro lado do atlântico.

Reportagens, notícias, informação sobre os estádios, as classificações e os protagonistas dos jogos arrumam-se numa plataforma que conta com versões para iOS, Android e Windows Phone, onde também vai poder acompanhar os jogos ao minuto com informação atualizada a cada momento para cada partida.

A aplicação do SAPO Desporto dá suporte à versão web do portal desportivo, integrado na rede SAPO, e que ao longo de todo o ano acompanha os principais eventos desportivos a nível nacional e internacional.




Para fãs incondicionais

O SofaScore é uma das aplicações de desporto mais populares no universo de aplicações móveis e no Mundial tem feito o seu papel, com uma oferta de conteúdos interessante e diversificada. Foi criada uma versão especial da aplicação dedicada em exclusivo ao mundial.


Oferece informação sobre o calendário de jogos, resultados, golos, entre outros. Outra característica interessante da app é um placar ao vivo onde vão surgindo resultados dos jogos que o utilizador tem interesse em seguir, um widget que está disponível para todas as modalidades seguidas pelo site que são mais de uma dezena.


Esta versão Mundial de 2014 da SofaScore está disponível para iOS, Android e Windows Phone.




Para quem não dispensa um bom relato

A fechar deixamos ainda mais uma dica, neste caso para a Onefootball Brasil. Também está entra as mais populares das lojas de aplicações - marca pontos na oferta de conteúdos e na variedade de plataformas cobertas.

Além da dupla iOS, Android, chega igualmente ao Windows Phone.


Um dos atributos interessantes é o feed em direto que oferece comentários jogada a jogada, dando a quem está longe de um televisor toda a informação necessária para seguir a partida. Outra característica interessante é o planeador do campeonato, que permite ao utilizador definir o seu calendário de jogos.


Conta ainda com notícias e informação sobre resultados, para além de contar com diversos conteúdos em vídeo, que fazem a cobertura dos momentos antes e depois dos jogos, entrevistas ou conferências de imprensa.




Mundial também rola online...

Além destas apps, há todo um conjunto de serviços online a fazer uma aposta forte nesta fase final do campeonato do mundo e que também podem ser úteis para os mais dedicados ao tema. José Mourinho comenta os jogos no Yahoo.


O Twitter é outro centro ativo de informação, comentários e debate sobre o tema. Para quem é português uma das contas a seguir será sem dúvida a da fifa.com em português.
Nas televisões portuguesas, além da RTP, também a SIC dá grande destaque ao Mundial nos canais online. A Sport TV faz o mesmo.



Lembre-se ainda da edição eletrónica da revista semanal da FIFA, que por estes dias terá certamente informação privilegiada sobre os protagonistas do mundial. A revista conta com uma versão para iOS e outra para Android.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.