Os problemas que nos invadem diariamente são por vezes demasiado grandes para nos preocuparmos com o que quer que ultrapasse a linha das nossas vidas. Porém, se olharmos à volta percebemos que muitos dos nossos problemas são demasiado pequenos quando comparados com os de famílias inteiras espalhadas pelo mundo.



Hoje pedimos-lhe para parar um pouco e visitar algumas páginas dedicadas a associações que no seu quotidiano trabalham em prol do bem-estar dos mais carenciados.



Existem diversos sites de organizações não governamentais, ligadas à igreja ou promovidas por fundos comunitários. Em qualquer caso a sua ajuda é bem-vinda.



Em Portugal, pode visitar as páginas de instituições como a Associação SOL, Ajuda de Mãe, Ajuda de Berço, a AMI ou a Cruz Vermelha, por exemplo. Estas instituições trabalham ajudando crianças, mães, famílias e feridos no campo de batalha, desalojados ou simplesmente pessoas carenciadas que, por algum infortúnio, não tiveram as oportunidades desejadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449624.gif

A igreja também está do lado de diversas causas humanitárias, algumas dedicadas a missões em África e regiões lusófonas, onde tentam levar acções de educação e cuidados básicos a populações inteiras que vivem em condições abaixo do limiar da pobreza.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449625.gif

São exemplo disso a Sol Sem Fronteiras, os Leigos para o Desenvolvimento ou a Fundação Evangelização e Culturas. Estas instituições são responsáveis pela organização de missões internacionais e de acções de voluntariado em que qualquer pessoa pode participar mediante um período de formação prévio.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449626.gif

Para além destes exemplos, existem ainda os exemplos internacionais da Unicef ou o Serviço de Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHO).



A primeira é conhecida mundialmente por ser uma agência das Nações Unidas que se dedica à promoção da defesa dos direitos das crianças, a ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e a contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449627.gif

Por outro lado, o ECHO lança ajudas em casos de emergência com o fornecimento de tendas, cobertores e outros bens de primeira necessidade como alimentos, medicamentos, equipamento médico, sistemas de depuração da água e combustíveis. O ECHO financia ainda equipas médicas, peritos em desmantelamento de minas, transportes e apoio logístico. Em 16 anos de existência, este serviço de ajuda humanitária já prestou auxílio a mais de 100 países em todo o mundo.



Agora que conhece um pouco mais do que estas instituições fazem, dedique-se também a estas causas e descubra como pode ajudar. Às vezes basta pouco mais do que um pouco do seu tempo e uns cliques, mas com boa vontade pode ir mais além...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.