Fazer uma cópia de segurança do telemóvel de forma automática, aceder a contactos, mensagens e SMS online e localizar o telefone são algumas das possibilidades que o novo serviço My Phone traz aos utilizadores de telemóveis com sistema operativo da Microsoft.

O My Phone foi desenvolvido em Portugal, no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologias de Mobilidade que resultou da aquisição da Mobicomp pela Microsoft, no Verão do ano passado, e combina uma série de serviços gratuitos com serviços Premium, que serão pagos.

Apesar de ter sido lançado como Windows Phone, e a nova versão do sistema operativo Windows Mobile 6.5, o My Phone está acessível para quem tem versões mais antigas do Windows Mobile no seu telemóvel, garantindo as mesmas funcionalidades.


Serviço “à borla”

[caption]myphone[/caption]
A aplicação My Phone já vem pré-carregada nos novos telemóveis Windows Phone, mas nas versões mais antigas é necessário proceder à instalação da aplicação, o que pode fazer acedendo no browser ao link http://myphone.microsoft.com/install, de preferência quando estiver ligado a uma rede Wi-Fi para evitar pagar o tráfego 3G.

Depois de instalada, a aplicação dá-lhe a possibilidade de fazer uma cópia de segurança, o que é altamente recomendado e muitas vezes esquecido pela maioria dos utilizadores que depois têm grandes desgostos quando perdem o telefone ou este é roubado.

A verdade é que cada vez mais o telemóvel é central numa série de informação, não só de contactos mas também para guardar fotos e música. O crescente espaço disponível na memória dos telemóveis e nos cartões de memória integrados faz com que a transferência de informação acabe por acontecer com menos frequência, expondo os dados a maior risco de perda.

A partilha de imagens em sites de redes sociais é outra das funcionalidades que está disponível, e ajuda também a “mostrar” as fotos que captou, ao mesmo tempo que as salvaguarda face a perdas.

[caption]myphone[/caption]

A criar a conta no serviço My Phone pode também ter acessíveis os dados dos contactos, agenda e SMS a partir do browser, sem depender do acesso ao telefone.

Estes serviços não são totalmente originais na plataforma móvel da Microsoft nem noutros sistemas operativos móveis, mas bem explorados podem fazer a diferença entre substituir facilmente o telemóvel ou perder muito tempo a tentar recuperar dados perdidos…

[caption]myphone[/caption]

Premium, a pagar só daqui a algum tempo

Para além dos serviços grátis, o MyPhone conta com três serviços Premium. A segurança está também no centro das preocupações, com a possibilidade de bloquear remotamente o telemóvel, para o caso de perda ou roubo do terminal, assim como a limpeza completa de todos os dados, também de forma remota.

Para casos menos graves, em que o utilizador apenas não sabe onde colocou o terminal, é possível fazer tocar o telemóvel mesmo que este tenha sido colocado em modo de silêncio.

Por enquanto limitado aos Estados Unidos, o pack de serviços Premium contempla também a possibilidade de conhecer a última localização do telemóvel, mas para já não há previsão de datas.

Todos os serviços podem ser experimentados até 30 de Novembro de forma gratuita e, depois disso, a primeira utilização será sempre grátis, sendo que haverá “pacotes” de serviços que podem incluir 3 toques, 3 localizações, 1 bloqueio e uma limpeza da informação por 4,99 euros.

A Microsoft está também a preparar já novos serviços para o My Phone, que venham enriquecer as possibilidades garantidas aos utilizadores dos telemóveis, mas essas ainda estão no segredo da equipa que trabalha em Braga.

A Microsoft está ainda a disponibilizar uma série de aplicações de parceiros através do Windows Mobile Marketplace, sendo a grande maioria gratuita, e no site do Windows Mobile pode encontrar também vários extras gratuitos, como toques, wallpapers, temas e jogos, entre os quais o Guitar Hero...

[caption]myphone[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.