Dar resposta às exigências de um curso universitário ou de uma formação avançada nem sempre é fácil. É certo que a Internet se tornou uma ajuda preciosa na pesquisa de material mas há alturas em que o importante é mesmo não perder tempo e ir directamente ao sítio certo. Nesta nossa sugestão de hoje damos um contributo para orientar a pesquisa de quem quer novos apontamentos para estudar ou novas fontes de inspiração para realizar um trabalho associado ao seu curso. Ou ainda, para quem quer relembrar ou saber mais sobre determinada área de conhecimento.



Começamos pelo Open Course Ware. Trata-se de uma plataforma que reúne materiais didácticos de mais de 100 universidades de várias partes do mundo e de várias organizações ligadas ao ensino. O OCW está carregadinho de material útil para uma panóplia de disciplinas que compõem os currículos americanos, mas que podem também ser uma ajuda preciosa para a realização de trabalhos no ensino superior em qualquer parte do mundo.


http://imgs.sapo.pt/gfx/443786.gif



Um dos participantes neste consórcio é o MIT. Os conteúdos que disponibiliza ao OCW também estão disponíveis directamente através do seu site, talvez até com vantagem para uma navegação mais simples. Também de acesso gratuito, esta zona de recursos é um complemento formativo aos cursos avançados do instituto que se socorre de vídeos, testes, transcrições de palestras e outro material produzido pelos mais conceituados professores do MIT.

http://imgs.sapo.pt/gfx/443787.gif

Em português também há opções. O Universia é uma das que pode consultar a vários níveis. No site desta rede de portais universitários é possível ter acesso a uma área de apontamentos onde estão representadas todas as disciplinas que tiram o sono a qualquer estudante universitário.

http://imgs.sapo.pt/gfx/443788.gif

O mesmo site tem numa outra área um acesso mais directo a outro tipo de recursos, onde se incluem links para bibliotecas com catálogos online, dicionários e enciclopédias. A generalidade das universidades portuguesas também já disponibilizam material diverso nas suas páginas, um serviço cuja concretização foi acelerada com a implementação dos projectos e-U, a iniciativa que criou infra-estruturas de acesso à Internet sem fios em todas as universidades do país e preencheu de conteúdos cada uma dessas redes universitárias. Nestes casos as senhas de acesso são mesmo indispensáveis, embora os conteúdos também sejam de acesso gratuito.





http://imgs.sapo.pt/gfx/443790.gif

Na área do vídeo os principais serviços internacionais também dão uma mãozinha e facilitam a vida de quem anda à procura de mais informação sobre determinada matéria, ou mesmo de quem se quer preparar para fazer uma palestra ou uma apresentação mais séria de um trabalho, com um sem fim de vídeos na língua de Camões ou em inglês. O YouTube e o iTunes são dois exemplos de locais onde é possível ter acesso a estes recursos. O difícil nestes casos é mesmo dar com os conteúdos certos, porque oferta não falta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.