O tempo que os utilizadores de dispositivos móveis passam ligados à Internet gasto em redor do universo das aplicações é cada vez maior e os jogos são, sem surpresa, a parte que mais tempo lhes toma (32%).

Transformar esse tempo de "lazer" em tempo útil para exercitar a mente, e de forma divertida, será sempre uma alternativa a ponderar. Veja as nossas sugestões a seguir.

Wordament

A Wordament já foi destacada no TeK e em resumo é uma sopa de letras. Um dos seus aspetos de destaque reside no facto de ser uma competição global, em tempo real, onde cada participante pode entrar no desafio quando bem entender.





Os pontos alcançados contam para o ranking global, que no final de cada jogo é mostrado e atualizado. Existe em versão para Windows
Phone
, Android e iOS.

Veja a próxima aplicação

Lumosity

Na Lumosity escolhemos as competências que pretendemos "apurar" entre cinco categorias: memória, atenção, velocidade, flexibilidade e resolução de problemas. Com base nessas escolhas são sugeridos determinados jogos.





No final há um "índice de desempenho cerebral" que via registam os progressos dos seus utilizadores ao longo do tempo.



Desenvolvida por uma equipa de neurocientistas e psicólogos cognitivos, esta aplicação existe para iOS e Android, além da "versão Web", pelo menos por enquanto.

Veja a próxima aplicação

Quento

O Quento é um jogo onde é necessário usar os conhecimentos matemáticos para descobrir as combinações que irão permitir chegar a determinado resultado.

A app apresenta um número final cabendo ao utilizador encontrar a fórmula para chegar àquele resultado, escolhendo apenas entre as opções mostradas no ecrã, de números para somar ou subtrair.





Disponível gratuitamente a partir da loja da Google.

Veja a próxima aplicação

2048

Já destacado no TeK, o 2048 é um desafio de números em que o objetivo é juntar algarismos iguais e somá-los para, de conta em conta, chegar à combinação que dá nome ao jogo: 2048.

O jogo termina quando já não conseguir juntar mais quadrados ao ecrã e também ainda não tiver chegado ao número mágico.

O 2048 está disponível para iOS e para Android.

Veja a próxima aplicação

Tangram

O Tangram é um jogo antigo de origem chinesa em que será necessário arranjar as peças de forma a que estas completem as figuras sugeridas, representando objetos, animais, símbolos e pessoas.







Os jogadores devem utilizar todas as peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) para formar as diferentes imagens, sendo possível rodar as peças.

A aplicação traz diversas categorias e vários níveis de dificuldade estando disponível para iOS e Android.

Nota de redação: O artigo foi originalmente publicado em abril

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.