A escolha das imagens do ano é sempre um dos pontos altos da revista National Geographic e a foto da capa deste mês mostra um pintainho acabado de nascer. A imagem é de Anand Varma que incubou embriões em cascas artificiais para documentar a evolução do ovo, e a transformação da gema num embrião.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Esta é apenas uma das extraordinárias imagens que a revista reuniu no site e que revelam espécies em perigo, mas também momentos de transformação em comunidades remotas, entre a reflorestação no Senegal e o afundamento de áreas da cidade de Maceió no Brasil.

Clique nas imagens da galeria para mais detalhes

As fotografias convidam também a uma viagem que passa por alguns dos pontos mais icónicos do planeta, da Argentina à Suécia, com tradições em recuperação, como a caça de renas pelos Sami e as migrações comerciais a cavalo, com um salto até ao lado escuro da Lua.

Na Índia foi o o Mahakumbh Mela, um festival religioso realizado na confluência sagrada dos rios Ganges, Yamuna e o mítico Saraswati, que atraiu a atenção do fotógrafo George Steinmetz, e em Luena, Angola, a foto do Rei Mwene Chivueka VI, líder do povo Luchazi, documenta a preservação de um dos ecossistemas menos estudados da África Austral.

No site dedicado às fotografias do ano da National Geographic pode ter mais contexto sobre cada uma das imagens e explorar em detalhe algumas das histórias que está na origem das fotos.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.