HyperText Markup Language. A expressão "desmonta" a sigla HTML, linguagem que nasceu da comunhão das normas HyTime e o SGML e cujas bases foram lançadas por Tim Berners-Lee, um dos pais da Internet. As primeiras especificações formais surgiram na década de 90, mas foi já no novo milénio que o HTML ganhou estatuto de norma internacional. Hoje o velhinho HTML já tem evoluções mas continua a ser uma ferramenta amplamente utilizada e por um grupo cada vez mais lato de pessoas na formatação de conteúdos para páginas Web. Um exemplo, as redes sociais onde os perfis se querem cada vez mais personalizados e muitas vezes isso só é possível com alguns conhecimentos de HTML.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, a publicação de conteúdos na Internet já não está restrita a técnicos. O advento da Web 2.0 fez com o utilizador deixasse de ser um mero espectador passivo e se tornasse num agente activo na produção de conteúdos.

A Internet está cheia de ferramentas de acesso gratuito, mais ou menos automáticas, que facilitam a tarefa de quem pretende editar conteúdos em HTML, e mais à frente também falaremos disso, mas primeiro dedicamos alguma atenção a quem quer aprender HTML em português, a partir do zero.

É sabido que o português do Brasil domina nos conteúdos de língua portuguesa online. Nada que impeça a boa recepção das dicas, se forem boas. Reparo feito, passamos à primeira sugestão, frisando que nos dirigimos a quem não tem conhecimentos prévios de programação e está a dar os primeiros passos nesta matéria. É aliás esta a ressalva que faz o HTML.net, a nossa primeira sugestão de consulta. O site divide por 15 lições a informação partilhada com quem quer aprender a fazer o seu site, partido dos conceitos básicos sobre como funciona o HTML e fechando com conselhos para quem já conseguiu dar os passos iniciais com sucesso.

[caption]HTML[/caption]

Em português de Portugal passamos para o Truques e Dicas. Em termos gerais o site está muito pouco actualizado, mas isso não tira mérito ao detalhe do tutorial dedicado ao HTML. Uma breve introdução fornece algumas ideias básicas sobre a linguagem e depois passa-se da teoria à prática, avançando nas dicas com exemplos, sempre acompanhados de explicações breves sobre as opções recomendadas. No total são sete os pontos em que se subdividem as dicas deste tutorial.

[caption]Truques e Dicas[/caption]

Fechamos este trio de tutoriais sugeridos com mais uma opção em português do Brasil que vêm do Instituto das Ciências Matemáticas e da Computação. Na respectiva página de Internet fica a saber que o tutorial está em fase de actualização, mantendo-se disponíveis as áreas básicas e com novas áreas de explicação a surgir. As áreas já actualizadas e aquelas que ainda não o foram estão devidamente assinaladas. Uma das novidades da renovação do manual é a introdução de um menu de navegação, a partir do qual o utilizador pode navegar de forma mais fácil entre a informação disponível.

[caption]Tutorial ICMC[/caption]

Para fechar recomendamos que dê um salto à Wikipedia onde pode saber mais sobre a história e o percurso do HTML, também em português. Ali pode também recolher algumas ligações úteis para sites com mais informação sobre o tema. Em português e em inglês.

[caption]Wikipedia[/caption]

Só falta mesmo lembrar que a Internet também está cheia de editores que podem ser descarregados de forma gratuita. São uma ajuda porque facilitam a introdução dos tags e por isso fica livre de recorrer constantemente às cabulas para consultar a configuração de símbolos para cada comando, mas por si só vão deixá-lo a olhar para o ecrã com a ar intrigado nas opções mais elaboradas. De qualquer forma sugerimos duas opções, em inglês:

- Notetab
- Coffeecup

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.