O spam é uma espécie de praga da Internet. Se é verdade que ao longo dos últimos anos os filtros se têm tornado mais eficazes na detecção deste tipo de mensagens não solicitadas, não é menos verdade que boa parte do nosso correio continua a ir direitinho para o lixo porque não traz mais do que notícias de alguém que quer vender ou anunciar alguma coisa.



As soluções de segurança das empresas com produtos no mercado estão mais sofisticadas na detecção do spam. Quase todas já incluem este tipo de ferramenta e este é sem dúvida um dos melhores conselhos que podemos dar: apostar numa aplicação deste tipo. Mas há alguns cuidados que mesmo assim o utilizador não deve dispensar, para ter voz activa na sua própria protecção online:




  • Deve usar um email específico para assinar newsletters, registar-se em sites de produtos, ou campanhas promocionais onde participe e seja necessário deixar contacto de correio electrónico.



  • Esteja atento aos remetentes das mensagens que recebe. Se não reconhece quem lhe envia a mensagem deve ter atenção redobrada a uma mensagem e considerar a hipótese de nem sequer a abrir, sobretudo se esta faz acompanhar de um assunto sugestivo onde lhe é indicado que está mesmo prestes a ganhar qualquer coisa.



  • Quando percebe que está registado numa mailing list onde não se registou não caia na tentação de clicar na área do site que lhe permite cancelar essa suposta subscrição. Esse não é mais do um meio usado pelo spammer para perceber se a conta de determinado cliente está activa.



  • Se perceber que uma mensagem é spam, mesmo que a proposta que veicula lhe pareça boa, não aceite. É uma regra de ouro não fazer compras através de prestadores de serviços com origem duvidosa. A fraude online é uma realidade e está cada vez mais sofisticada.



  • Se prestar alguma atenção notará que muitas mensagens de spam vêm do mesmo remetente ou, ainda que por vezes mudem o remetente, mantêm o mesmo assunto. Se guardar algumas destas mensagens identificará mais rapidamente os remetentes a que deve bloquear a entrada na sua caixa de correio electrónico.



  • Quando outros cuidados não são suficientes pode sempre tentar reforçar os níveis de segurança do PC ou adoptar uma solução anti-spam. Em regra estas aplicações chegam a bloquear mais de 90 por cento das mensagens não solicitadas.



Números da McAfee indicam que por cada vez que é fornecido um endereço de email a um site de jogos gratuitos o retorno pode ser de 440 mensagens por semana e apenas uma dela será da entidade a quem nos mostrámos disponíveis para fornecer informação. No caso dos sites de eCards o número de emails de spam semanal pode aumentar para 1075.



A mesma empresa tem disponível online um teste onde o utilizador pode aferir sobre a sua capacidade para discernir os "bons" dos "maus" sites.



Se fizer o teste perceberá, não apenas o seu nível de astúcia para fugir ao spam, como aquilo a que estaria sujeito caso subscrevesse qualquer um dos sites usados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.