Celebra-se hoje mais um Dia Internacional dos Museus. A iniciativa decorre sob o lema "Museus e Harmonia Social" e é uma excelente oportunidade para fazer - ou programar já que algumas das propostas prolongam-se no tempo - aquela visita que tem vontade, mas ainda não teve tempo.



A assinalar a data há exposições a estrear, visitas guiadas reforçadas, muitas borlas e alguns programas extra horário normal para prolongar a festa pela noite dentro. É o que vai fazer por exemplo o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, que mantém portas abertas para visita às exposições em exibição até à meia-noite.

[caption]CAM[/caption]

Quem aceitar a proposta nocturna - que tal como a programação para o resto do dia, aqui e nos restantes museus, é gratuita - ainda pode desfrutar do som de Mr. Mitsuhirato, o DJ que assegura a animação musical na festa de inauguração do novo site do CAM, que acontece a partir das 21h30.



Mais cedo, mas também no leque de possibilidades para propostas de fim de tarde pode considerar o Museu Nacional de Arte Antiga, que culmina um programa cheio de actividades dia fora com o lançamento de um livro sobre os 500 anos da Custódia de Belém. O lançamento é às 18h30 e será seguido de um concerto de música Renascentista, pelo Grupo de Música Antiga - II Dolcimelo.

[caption]MNAA[/caption]

Mais a norte também há propostas nocturnas a considerar, como a que faz o Museu da Quinta de Santiago em Matosinhos,que iniciou a programação deste Dia Internacional dos Museus às 8h30 e encerra às 24 horas com uma observação de estrelas.

[caption]Soares dos Reis[/caption]

Para quem está mesmo na cidade do Porto, o Museu Nacional de Soares dos Reis também é alternativa de fim de tarde a entrar pela noite. Quem passar pelo espaço por volta das 17 horas pode assistir a uma actuação de guitarras portuguesas da Escola Valentim de Carvalho e hora e meia depois mostram-se os alunos do Conservatório de Música do Porto.



As opções para terminar a tarde num museu a sul, no Algarve, são menos, mas também existem. O Museu Municipal de Tavira inaugura hoje a exposição Culturas Entre Nós: Tradições de Leste em Imagens. A mostra pretende dar aos visitantes a possibilidade de conhecerem melhor as tradições de imigrantes residentes no concelho e oriundos da Bulgária, a Rússia, Moldávia, Roménia e Ucrânia. A inauguração está marcada para as 18h30.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas estas são só mesmo algumas das opções à disposição de quem quer tirar partido da data. Para uma visão mais abrangente da programação deve passar pela página de Internet do Instituto dos Museus e da Conservação, onde está detalhada toda a programação para hoje. Quando consultar a lista tenha atenção às datas, já que também lá continuam as iniciativas que no passado fim-de-semana anteciparam o dia oficial.



Neste Dia Internacional dos Museus também passam a integrar a Rede Portuguesa de museus 10 novos museus.
Museu Regional de Beja, Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, Museu da Chapelaria, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu Municipal de Estremoz, Museu Municipal de Ferreira do Alentejo, Museu do Convento dos Lóios, Museu Municipal de Coimbra, Museu da Luz e Museu da Carris.



Para todos os que têm presença online deixamos a morada para que possa espreitar o programa de exposições e decidir se pretende incluir no seu roteiro cultural da próxima vez que viajar pelo país, ou simplesmente para saber se há algo interessante para descobrir perto de si.



Diga-se ainda que a Rede Portuguesa de Museus assinala este ano 10 anos de existência, enquanto iniciativa agregadora da da cultura portuguesa.



E o que tem a Internet a ver com tudo isto? Tudo. A oferta é muita e não há forma tão rápida de ficar a conhecer tudo o que ainda pode fazer hoje no âmbito do Dia Internacional do Museus, ou durante os próximos dias (porque muitas das exposições inauguradas hoje prolongam-se para os próximos dias) como navegando online. Deixamos os endereços certos para que procure informação. A escolha acertada fica por sua conta!

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.