Conforto e proteção. No momento de procurar a mochila certa para transportar cada um dos seus dispositivos e equipamentos eletrónicos, estes são dois dos conceitos principais a ter em conta, certo?

E, tal como acontece com outros modelos tipo mala/bolsa, cada opção apresenta características diferentes e em função da tipologia de equipamentos a transportar. Por exemplo, uma mochila para guardar um ultrabook híbrido não precisa de ser tão grande e robusta quanto uma mochila destinada a transportar um volumoso e pesado portátil para jogar.

Do mesmo modo que o equipamento fotográfico que faz parte do seu kit determina o modelo de mochila “especializada” que tem de adquirir, visto que as câmaras reflex e respetivos acessórios e objetivas ocupam bem mais espaço e requerem um acondicionamento mais exigente do que acontece com o utilizador que prefere uma câmara de sistema compacto e nem sequer transporta consigo itens adicionais.

Mas, de uma forma geral, o que podemos e devemos procurar numa mochila tecnológica? antes de mais, espaço. É preciso que o dispositivo que queremos guardar e transportar caixa dentro da mochila e que existam os compartimentos adequados ao armazenamento tanto do equipamento principal como de todos os acessórios complementares que geralmente o acompanham.

Os casos mais flagrantes disto mesmo podem ser as mochilas fotográficas que dividem o volume interior em diferentes secções e bolsas à medida de câmaras, objetivas e acessórios; ou a mochila para portátil que inclui bolsos especiais para o tablet e para o smartphone.

Por outro lado, visto estarmos aqui a falar de mochilas, é importante que as alças do modelo em causa garanta conforto durante as utilizações mais prolongadas, com robustez e resistência a complementar essas características. Da mesma forma, é aconselhável que a parte traseira da mochila seja ventilada, para evitar a transpiração nas costas, e que, preferencialmente, todas as superfícies sejam à prova de água, pois, como sabemos, a chuva não é compatível com os equipamentos eletrónicos que levamos dentro da mochila.

Todo o cuidado é pouco. Até porque, em casos de utilização mais extrema, existem mesmo mochilas que apresentam coberturas rígidas e que protegem o conteúdo perante eventuais impactos e quedas acidentais.

Na galeria deste artigo tem cinco sugestões que correspondem a cinco tipos de mochila distintos, todos eles destinados a transportar e proteger os seus equipamentos eletrónicos e gadgets. E além destes existem muitos outros, o nosso conselho é que analise cuidadosamente cada modelo em termos de eventual conforto e dimensões de cada compartimento, garantindo que cada dispositivo viaja do modo mais acondicionado possível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.