Há muito que Google deixou de ser sinónimo de motor de buscas. Com a diversificação dos serviços oferecidos pela gigante das pesquisas, que teve o seu apogeu com a apresentação de um sistema operativo próprio, cresce também o interesse do "internauta comum" pela oferta da empresa.

O Chrome é um dos exemplos das soluções que já provaram ser bem sucedidas, aumentando o número de utilizadores graças a argumentos como a rapidez, o design minimalista ou o pouco peso no disco.

Numa altura em que com a última versão do browser da Google se introduzem possibilidades como o carregamento instantâneo das páginas mais visitadas pelo utilizador, as extensões, que regressaram ao navegador em 2010, com a versão 4, não deixaram de ser um dos principais pontos a favor do software. E a seu favor?

As extensões, que permitem personalizar o browser acrescentando-lhe funcionalidades à medida das necessidades de cada utilizador, são gratuitas e de fácil instalação, encontrando-se reunidas num catálogo que pode ser consultado na íntegra online, mas o que lhe propomos é que tire partido de um roteiro seleccionado com base num propósito: ajudar a aumentar a produtividade na utilização da Web.

Uma aplicação que lhe diz em que sites anda a desperdiçar tempo quando devia estar a trabalhar e outra, mais radical, que bloqueia as páginas de "recreio" quando esgotado o tempo definido pelo utilizador como limite para esse tipo de actividades, serão duas das primeiras a ponderar na altura começar as "instalações".

O Rescue Time acaba com aquela dúvida existencial - por vezes usada também como desculpa para amenizar sentimentos de culpa agudos - que assola o incauto internauta levado pelas teias das ligações na rede social, que o conduzem a blogs que remetem para galerias de fotografias, que sugerem reportagens, que foram escritas por alguém que "agora vai ter mesmo de googlar"… e lá vamos nós outra vez.

"Mas o que é que eu andei a fazer das duas últimas horas?", pergunta a si mesmo nos momentos de pânico misturado com bom senso que se seguem. Pois bem, está na altura de deixar as interrogações "de si para consigo" e perguntar a quem sabe. Esta aplicação diz-lhe por que sites passou e quanto tempo lhes foi dedicado, oferecendo também uma comparação entre o tempo de navegação que dedica a actividades produtivas e não produtivas, em comparação com outros utilizadores.

[caption]Rescue Time[/caption]

Para além disso, conta com um mecanismo que deixa de contar o tempo se a página n estiver efectivamente a ser utilizada - no caso de o teclado ou rato não serem usados por 2 minutos a contagem é "congelada". Esta também pode ser colocada em pausa manualmente.

Para aqueles casos mais graves em que a constatação da prevaricação não basta, é possível tomar medidas mais drásticas e obrigar-se a parar a navegação recreativa ao fim de um período de tempo definido à priori.

Com o sugestivo nome de Stay Focused (mantém-te concentrado!), esta extensão bloqueia, até ao final do dia, os sites que o utilizador incluir na sua lista de "tentações". A personalização inclui possibilidades como o bloqueio da totalidade do site, de subdomínios, atalhos específicos ou páginas em concreto, para que se possam bloquear apenas alguns serviços dentro de outros, por exemplo.

Que nos perdoem todos os adictos confessos e aqueles que usam o recurso para fins exclusivamente profissionais, mas a associação entre perda de tempo e rede sociais é quase automática. Aqueles que acharem que a solução não passa por bloquear o acesso às mesmas, podem sempre rentabilizar o tempo despendido na sua utilização, tornando mais rápido o processo de partilha de conteúdos.

É para isso que existe o Shareholic. Destinado a todos os "viciados" convictos em serviços como o Facebook ou o Twitter, adiciona um botão ao browser que permite partilhar a qualquer momento aquilo que se encontra na Web, sem perder tempo a aceder ao site da rede social.

[caption]Shareholic[/caption]

Outro dos botões que pode querer incluir juntinho à barra de endereços (e pesquisas) do navegador da Google é o One Number, que permite ir monitorizando as mensagens por ler no email e Feed RSS.

Preferindo, também pode optar pelo Symtica, destinado a fornecer acesso directo a serviços da empresa como o Gmail, YouTube, Blogger, Calendário ou Google Docs, por exemplo.

[caption]Symtica[/caption]
A ligação simplificada a este último será especialmente útil a quem recorre aos serviços baseados na nuvem como alternativa a suites de produtividade no desktop para criação e edição de documentos ou reunião de dados recolhidos na Web.

Durante as pesquisas online com esta finalidade, a recolha de blocos de texto para usar noutros sites ou documentos pode ser um problema, na medida em que quando copiados vêm com uma formatação por vezes incompatível com o destino.Se já "padeceu deste mal", talvez valha a pena ponderar a instalação do Copy Without Formatting. Tal como o nome indica, transforma o texto seleccionado e copiado em texto sem formatação (tipo de letra, cor ou imagens associadas) facilitando a sua utilização.

Se o objectivo não é retirar dados mas sim partilhar todo o conteúdo e aparência de uma página Web sem passar pelo editor de imagem e sem perder tempo, a solução é o Web2PDF Converter. Esta extensão não só permite a criação de PDFs directamente a partir do browser, como a previsualização do resultado final com recurso ao Google Docs.

Dos PDFs passamos às imagens. Pesquisá-las pode não ser tarefa fácil e existem serviços especializados na matéria, mas o Image Search pode tornar as buscas mais profícuas procurando em sites de alojamento de fotografias como o Flickr, Picasa ou Photobucket. A pesquisa pode ser refinada por tamanhos ou formatos, mas convém não esquecer que a utilização das imagens pode estar legalmente protegida.

[caption]Image Search[/caption]

É ainda com "a" imagem em mente, que passamos às últimas sugestões de hoje. As extensões, que permitem transformar a janela principal do browser em dois ecrãs, um para cada separador. A funcionalidade está disponível na versão horizontal e vertical (aqui e aqui) e existe também a possibilidade de dividir a janela em quatro.

[caption]Split Meister V[/caption]

Joana Martins Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.