Para os que trabalham online ou mantêm uma página pessoal na Internet, existem ferramentas impossíveis de desperdiçar. As ferramentas para a captura de ecrãs são um dos vários exemplos e aquele que vamos abordar na sugestão de hoje.

Existem diversas ferramentas de captura online, umas pagas outras gratuitas, umas mais simples e outras mais avançadas. O importante é ter uma a jeito para quando precisa de ilustrar um artigo.

A sugestão de hoje destina-se a todos os utilizadores que trabalham a partir do browser e que utilizam o Firefox, mas prometemos que numa próxima sugestão iremos abordar as destinadas ao Internet Explorer.

Para lhe mostrar alguns dos add ons mais utilizados, que lhe permitirão captar as imagens que quer apenas com "um click", começamos por lhe apresentar o Screengrab, uma extensão prática que lhe permitirá fazer uma captura gráfica do que vê no browser. O resultado pode variar entre um arquivo armazenado em formato JPEG ou PNG ou uma cópia para o clipboard.

Esta extensão permitirá que capture directamente uma parte da página, ou o ecrã completo, de forma rápida e que lhe permitirá melhorar o aspecto dos seus artigos.

O FireShot é outra extensão para o Firefox destinada ao mesmo tipo de trabalho. Permite-lhe capturar o ecrã completo ou apenas a parte visível mas distingue-se por permitir a edição das capturas directamente no browser.

O funcionamento desta ferramenta é relativamente simples e rápida, já que agrega as opções de captura no menu de contexto - aquele que aparece ao clicar no botão direito do rato - e na barra de navegação. É de frisar que assim que se faz uma captura de uma imagem, é aberta, de forma automática, uma janela onde se pode guardar a captura, enviá-la por email, para o MS Paint ou, simplesmente, editá-la.

No que se refere às capacidades de edição, destaca-se a possibilidade de adicionar notas de texto à imagem, desenhar ou criar formas, cortar a imagem, entre outras tarefas.

Outra opção é o Kwout, que permite capturar as imagens e os links a ela associados. Esta ferramenta acaba por agregar à imagem todos as ligações que esta possui, ou seja, de uma forma simples, acaba por funcionar como se cortasse directamente uma parte do ecrã e a colasse com o aspecto e ligações que ela tem originalmente.

O serviço é gratuito e não requer nenhum tipo de registo. Tem apenas de visitar o site e colocar lá o link do site que pretende capturar. Depois só terá de escolher a parte que quer para a sua página.

Por fim, falamos-lhe do Page Saver. Assim que instalar esta extensão irá ver um pequeno botão ao lado da barra de pesquisas do browser através do qual poderá activar a captura da imagem no momento que desejar.

Tal como os restantes exemplos, o Page Server permite que seja capturada a totalidade do ecrã ou uma parte da página. Inclui ainda a possibilidade de combinar teclas personalizadas, seleccionar opções relacionadas com a qualidade da imagem, o formato de saída, entre outras.