Faz esta quinta-feira 50 anos que "nasceu" uma das personagens mais populares de sempre da banda desenhada: Astérix, um herói baixinho e com um grande bigode que resistia às investidas do Império Romano contra a Gália por meio de uma poção mágica.

[caption]Astérix[/caption]
Criado por Albert Uderzo e René Goscinny, Astérix surgiu pela primeira vez a 29 de Outubro de 1959 na revista Pilote. O primeiro álbum saiu dois anos depois, em 1961, e chamava-se "Astérix, o Gaulês". O mais recente saiu há apenas alguns dias e assinala o meio século de existência do herói gaulês.

Muitas outras manifestações servem para assinalar a data, sendo exemplos o espectáculo "Le Tour de Gaule Musical d'Astérix", que decorreu no passado dia 22 de Outubro, ou uma exposição patente no Museu de Cluny, em Paris, até 3 de Janeiro de 2010.

Hoje ao visitar o Google também vai notar que o motor de busca se juntou à festa, mudando o seu logo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/484432.gif

Por cá, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora tem patente até 8 de Novembro uma exposição de objectos de colecção relacionados com a banda desenhada.

Para saber mais sobre as aventuras de Astérix e do seu volumoso companheiro Obélix saiba que os heróis contam com uma página oficial na Internet e com muitas outras não-oficiais, feitas pelos fãs.

No site oficial há, como não podia deixar de ser, referências à história dos personagens, aos álbuns publicados e aos filmes lançados. Conte também com notícias, jogos e com uma colorida galeria de recursos "imagéticos".

http://imgs.sapo.pt/gfx/484433.gif

Destaque para Enciclopédia, onde são exaustivamente apresentados cada um dos personagens, assim como os seus reais autores. Há igualmente uma área que faz referência às muitas traduções da série de aventuras.

Por falar em tradução, o site conta com versões em inglês, francês, alemão, espanhol e holandês.

[caption]Evolução Astérix[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.