A palavra "app" foi eleita pela American Dialect Society (um grupo de linguistas) como o termo do ano de 2010, mas este é apenas mais um dos sinais da verdadeira revolução que o mercado de aplicações sofreu nos últimos anos.

Só no ano passado a Apple terá duplicado os conteúdos disponibilizados para o iPhone a partir da App Store, totalizando perto de 300 mil aplicações. Já a concorrente Google oferecia quase 130 mil propostas a partir do Android Market, valor seis vezes acima do registado um ano antes, como o TeK dava conta ainda esta semana.

Também a BlackBerry App World e a Nokia Ovi Store quase triplicaram os seus conteúdos, oferecendo no final de 2010 cerca de 18 mil e 25 mil aplicações.

Este crescimento é positivo para os utilizadores, que vêem multiplicadas as opções mais ou menos úteis para personalizar os seus equipamentos, mas torna cada vez mais difícil a selecção das aplicações mais interessantes. É quase como chegar ao supermercado e encontrar 10 mil marcas de cereais, onde embora uns prometam que têm mais fibra, outros menos açúcar. A escolha será sempre difícil sem experimentar.

Isto não quer dizer que é complicado escolher aplicações para instalar. Pelo contrário, elas são "empurradas" para a fama pelos tops das lojas e outros sistemas de promoção.

O que não é fácil é encontrar aplicações novas e não destacadas nas lojas das marcas, daquelas que se exibem aos amigos como "cromos raros", em vez de apenas apontar mais do mesmo, igual ao que muitos outros têm instalado nos seus tablets e smartphones.

Para isso é preciso "navegar à vista", e esmiuçar as longas listas organizadas por temas, ou as respostas às pesquisas. Experimente, por exemplo, procurar por "calendário" e até encontrar "a" aplicação certa haverá certamente muito de tentativa e erro... que naturalmente se deve evitar quando se paga pelo download e pelo tráfego de dados.

O TeK tem vindo a fazer uma série de sugestões temáticas de aplicações para várias plataformas, destacando também produções "made in Portugal". E embora o tema seja inesgotável, hoje damos-lhe acesso a algumas fontes onde pode procurar as aplicações de acordo com os seus interesses específicos.

O site appolicious é dos poucos que oferece maior variedade, permitindo a pesquisa de aplicações para iPad e iPhone, assim como para Android e até da loja Yahoo! Apps.

[caption]appolicious[/caption]

O sistema é semelhante ao das lojas de aplicações originais, oferecendo a possibilidade de pesquisar termos específicos e de navegar através de listas de sugestões, contando também com comentários feitos por outros utilizadores sobre as vantagens (e desvantagens) de cada uma das ferramentas.

Pesquisando por calendário vai obter uma série de propostas de aplicações, com alguma informação da "ficha" da aplicação, entre as quais se inclui o preço, descrição, imagem e por vezes vídeo.

Se gostar pode optar por um sistema de download mais ou menos directo, que recorre a códigos 2D para importar para o smartphone o link através do qual pode instalar a aplicação. Não é uma solução elegante nem imediata, e pode gerar confusão em muitos utilizadores. A solução mais rápida será pesquisar novamente o nome da aplicação a descarregar na loja de aplicações específica para o seu equipamento para fazer o download...

Embora útil, a maior crítica a este site pode ser feita pela falta de cruzamento da informação. Já que estão listadas as aplicações para iPad e iPhone, Android e as da Yahoo!, as pesquisas deviam dar resposta sobre as opções em todas as plataformas, sem estarem circunscritas sectorialmente...

Também "mista" a Apptab garante pesquisa do mesmo termo entre as aplicações para iPhone e iPad, ou Android. Mas peca pela mesma falta de cruzamento da informação.

[caption]Apptab[/caption]

Mais limitado, mas mais directo, o site AppShopper só permite a pesquisa em aplicações para a plataforma iOS da Apple. Mas a informação é apresentada de forma clara e com link directo para download através do iTunes, no telemóvel ou no computador.

[caption]appshopper[/caption]

Poderá ainda navegar pelo Top das 200 melhores aplicações pagas ou gratuitas, o que estende as possibilidades além dos tops mais limitados que normalmente se encontram nas lojas dos smartphones e tablets.

Uma pesquisa mais convencional poderá ser realizada através do AppExplorer, que se assemelha a um motor de busca e dá também acesso ao download directo para o iTunes das aplicações seleccionadas.

[caption]AppExplorer[/caption]

Outra opção passa pelo Apptism, onde as pesquisas não são tão refinadas mas podem também dar lugar a descobertas interessantes. A ligação é feita directamente ao site da Apple, onde se garante o download através do iTunes.

[caption]Apptism[/caption]

No mundo exclusivo das aplicações Android começam também a surgir mais ferramentas de pesquisa, que acompanham o crescimento do número de apps para a plataforma patrocinada pela Google.

A loja onlinde do Android Marketplace pode ser um primeiro passo, mas com as limitações já referidas. O AppBrain é outra das opções, dando a possibilidade de instalação imediata no telefone para quem tem uma conta, ou o recurso aos mesmos códigos 2D já usados noutros serviços.

Para além da pesquisa, aproveite também para rever os tops organizados por áreas como Arcada e Acção, Comunicação ou Entretenimento, entre outros.

[caption]Nome imagem[/caption]

A possibilidade de navegar entre as aplicações Android a partir do "conforto do seu computador" é a proposta do AndroidZoom, que conta com milhares de referências organizadas por áreas, e uma pesquisa, que não é muito apurada...

[caption]AndroidZoom[/caption]

Agora cabe-lhe a si usar este e outros sites para descobrir as aplicações mais interessantes nestas plataformas. Vai ver que terá tema de muita conversa nos almoços com os amigos...

Se conhece outras sugestões de pesquisa, deixe também a dica na caixa de comentários abaixo para ajudar todos os leitores a navegar entre a constelação de aplicações existentes. Ou as que surgem a cada hora, fruto de trabalho de empresas que apostam cada vez mais nestas plataformas e de programadores individuais.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.