Ao longo do último ano muitas têm sido as notícias a dar conta de novos serviços online de venda de música, que a par com o álbum inteiro permitem a compra de faixas de música isoladas, dando a quem compra a possibilidade de ouvir quantas vezes quantas quiser apenas aquilo que gosta.



A má notícia é que a maioria dos grandes projectos internacionais ainda não chega a Portugal, como é o caso do serviço da Nokia ou do serviço de downloads sem DRM da Amazon. A boa notícia é que existem outras alternativas.



A Apple, pela maturidade do serviço, já teve tempo de ir esticando abrangência e chegar praticamente a toda a Europa, Portugal incluído. O iTunes tem à disposição de quem o utiliza mais de 6 milhões de canções e mais de 11 mil vídeos, jogos e podcasts prontinhos a descarregar para os leitores de música da marca, o iPod.



Opções nacionais

Mas se não aderiu à moda iPod ou procura uma alternativa também existe. A portuguesa Música Online no SAPO tem uma tabela de preços equiparada ao iTunes e até oferece maior simplicidade de utilização, já que permite a compra sem registo no site ou download de software.



Em vias de ver a luz está outro projecto nacional, neste caso da Optimus. Lançado na semana passada o portal de Música da operadora promete a breve prazo vender música. Para já ainda não o faz, mas já permite assistir a concertos em directo, ouvir faixas de música e ter acesso a novidades sobre novos lançamentos.



Quanto o leitor de música está no telemóvel



Tendo em conta que a grande maioria dos telemóveis de nova geração não passa ao lado das funcionalidades multimédia e junta às funções tradicionais de conversação as de uma verdadeira plataforma multimédia, com leitor MP3 incluído, é também importante lembrar que as três operadoras móveis disponibilizam serviços de música que permitem o download para o telemóvel de um leque muito variado de temas e discos: A TMN graças a uma parceria com a Napster, que dá nome ao serviço, a Vodafone via Music Store e a Optimus com uma loja com o mesmo nome. Os preços por tema variam entre os 0.99 euros e o 1,49 euros.



Para quem também quer ver o disco



Caso não dispense a compra de todo o CD em suporte físico também pode fazer compras via Internet, com várias opções disponíveis. Fnac e CDGO são duas delas, para quem quer comprar música sem sair do sofá desde, claro, que tenha um portátil ou um sofá no escritório, mesmo, mesmo em frente ao PC.



A CDGO tem ainda a particularidade de permitir o download gratuito de alguns temas de novos projectos musicais, graças a acordos com os artistas que usam o canal para divulgar novos trabalhos. Uma área do site que a empresa promete fazer crescer.