Durante três meses as 11 startups tiveram acesso a sessões de mentoring, workshops e um conjunto de iniciativas que lhes permitiu estruturarem ideias, afinar modelos de negócios e prepararem-se para o contacto com potenciais investidores, que aconteceu esta terça-feira no Demo Day, o culminar do programa.

Soluções para personal trainers, marketplaces de vídeo, apps para a área da saúde ou da música são alguns dos domínios que centram as ideias na base das startups escolhidas para integrar esta reedição do programa de aceleração.

Esta terça-feira foi conhecido aquele que para o júri é o melhor dos projetos, que garantiu um investimento de 100 mil euros da Caixa Capital. E ganhou o Sticket.in, um motor de busca para bilhetes de eventos, onde é possível comprar, vender ou trocar ingressos para concertos e eventos de entretenimento noutros domínios.

A tecnologia permite combinar as pesquisas de quem usa o site com o feedback de outros utilizadores para adequar os resultados que apresenta e mostra todas as propostas disponíveis para um mesmo evento. Já está a funcionar e pretende continuar a afinar a tecnologia e crescer.

 

[caption][/caption]

A plataforma conta hoje com 25 mil utilizadores registados e ativos e cresce a um ritmo de 30% ao mês, como explica ao TeK Afonso Barbosa, CEO. Para continuar a crescer a estratégia passa por entrar nos Estados Unidos, o que implica alocar um recurso, de forma permanente, a este mercado.

Os 100 mil euros ganhos esta terça-feira vão servir para manter o projeto e apoiar a evolução, até conseguir atrair "investimentos ainda mais elevados com entidades norte-americanas".

O conceito na base da Sticket.in nasce de uma necessidade constatada por um dos membros da equipa fundadora, quando não pôde ir a um festival para o qual tinha comprado bilhete e perdeu os concertos e o dinheiro do ingresso. "Compreendeu-se aí que poderia haver espaço para uma plataforma onde estas 'trocas' pudessem ser feitas sem questões e de uma forma séria", explica Afonso Barbosa.

Entre os participantes na segunda edição do programa de aceleração da Startup Braga foram ainda escolhidos cinco projetos para fazer um roadshow aos Estados Unidos. Além da Sticket.in, os Roadshow Winners by FLAD foram a MusicYou, a Glymt, a Loqr e a Performetric.

A MusicYou é uma plataforma para partilhar momentos (pode ser uma foto, um vídeo ou outro), sempre acompanhados de música. Conta por enquanto com uma app para iOS e o acesso a todo o acervo do iTunes e este ano já tinha garantido um investimento de 300 mil euros dos fundos Smart Equity e Brains2Market.

A Glymt, de que o TEK falou recentemente, é um marketplace para vídeo onde o utilizador pode ganhar dinheiro criando vídeos com o telemóvel, que ficam disponíveis para marcas e entidades que possam andar à procura desse tipo de conteúdos. Soma já seis mil clientes registados e marcas como a Nestlé do lado dos compradores. A aplicação para iOS foi lançada no dia 18 de julho e já foi descarregada oito mil vezes.

 

A Performetric criou um sistema de monitorização em tempo real, que permite detetar a fadiga mental e ajudar pessoas e organizações a fazer uma melhor gestão do esforço e evitar situações desse tipo e as consequências que daí resultam.

 

Já a Loqr é uma solução para autenticações seguras, com aplicações para iOS e Android que promete uma alternativa simples às tradicionais passwords, concretizável em quatro passos. Neste vídeo explica quais são.

 

As inscrições para uma nova edição do programa de aceleração da Startup Braga - que avança no início de 2016 - já estão abertas.