Com o ano a chegar ao fim impõem-se os habituais "balanços". Por aqui também já os fizemos, em matérias como os gadgets que marcaram 2011 ou os temas que fizeram a atualidade. Hoje damos início a uma nova "cruzada".

O que pretendemos não é oferecer uma "revisão" das aplicações mais descarregadas durante todo o ano, mas sim "tirar o pulso" às tendências que marcam a atualidade nas App Stores das principais plataformas móveis. Um misto de preparação para quem ganhou um smartphone pelo natal e de fotografia "para mais tarde recordar" daquelas que eram as preferências dos utilizadores no final de 2011.

Numa altura em que, por dia, são ativados 700 mil novos Android e a última versão do sistema operativo se estreia no mercado nacional - à boleia do terceiro smartphone com a assinatura da gigante das pesquisas-, damos início ao nosso desfile de artigos dirigindo a atenção à loja de aplicações para a plataforma móvel da Google.

A popularidade do sistema operativo móvel, que já vai na versão 4.0, continua a crescer, e na Europa a quota de mercado dos equipamentos com Android ascende já aos 61%, de acordo com um estudo agora publicado. Vamos saber o que anda a entreter os utilizadores da plataforma.

Já que estamos em época de crise e não queremos ser acusados de elitismo, começamos pelas aplicações gratuitas. Afinal de contas quem é que não gosta de uma boa borla? Os utilizadores do Android Market não são de certeza. Pelo menos a julgar pelo número daqueles que se deram ao trabalho não só de descarregar as aplicações, como de classificar a sua prestação.

[caption]Facebook para Android[/caption]

O primeiro lugar do top é ocupado pela aplicação que leva o Facebook para a plataforma móvel da Google, que curiosamente não é, das presentes no Top 5, a que se sai melhor na apreciação dos utilizadores. Leva uma média 3,6 estrelas, num total de 2.249.618 avaliações.

A versão atualizada a 15 de dezembro, para além de assegurar as habituais possibilidades de publicação de atualizações de estado, fotografias e acesso ao feed de notícias, traz novidades como a visualização do perfil com a tão falada Timeline (ou Cronologia, na versão portuguesa), a possibilidade de colocar tags (identificações de amigos) e fazer zoom nas imagens. Aceder a jogos e aplicações da rede social na versão mobile é outro dos destaques.

E agora um fenómeno. Se o Facebook goza da popularidade obtida primeiro junto de utilizadores de computadores e afins para chegar à cabeça da lista de aplicações móveis gratuitas, o mesmo não se pode dizer do segundo classificado, que singrou exclusivamente por mérito do trabalho levado a cabo nas plataformas móveis.

Falamos de um jogo concebido especificamente para smartphones do qual mesmo os que não têm um smartphone já ouviram falar: o Angry Birds. A história é simples e o funcionamento também. Mas diz, quem experimentou, que vicia. Tudo o que é preciso fazer é deslizar o dedo no ecrã e atirar pássaros contra porcos, ajudando os bichos a empreender a sua vingança pelos ovos roubados.

[caption]Angry Birds[/caption]

A aplicação está classificada com 4,6 estrelas e não é o único Angry Birds no Top 20 das apps mais descarregadas. A 14ª posição é ocupada pelo Angry Birds Rio e desconfiamos que o Seasons não será propriamente um fiasco.

Voltamos ao Top 5, para dar conta de uma tendência que se mantém: o interesse pelos serviços de troca de mensagens instantâneas. A terceira e quarta posições são ocupadas, respetivamente, pelo Facebook Messenger e pelo Messenger With You - que tanto permite conversar com os contactos do Live Messenger como com os do Yahoo.

Com classificações de 4,2 e 4,5 estrelas, são soluções simples que substituem os habituais programas de chat para desktop. No caso do Facebook Messenger, as mensagens podem levar fotos e localização do utilizador anexadas (características próprias do Facebook), bem como conversar com diversos utilizadores na mesma janela.

[caption]TMN Drive[/caption]

Em quinto lugar está a aplicação recentemente lançada numa parceria entre a TMN e a NDrive. A solução que visa "transformar o telemóvel num navegador" disponibiliza informação turística, cultural e gastronómica, que chega ao utilizador de forma sincronizada com a sua localização geográfica e com o apoio de modelos 3D que dão uma ideia mais precisa dos locais.

Designada TMN Drive permite navegar online e offline e oferece mapas de Portugal continental e ilhas e pontos de interesse organizados por categorias como eventos, turismo, saúde, transportes ou restaurantes, bem como informação de trânsito, radares e limites de velocidade. Os itinerários podem ainda ser partilhados no Facebook.

Lançada a 14 de dezembro, a aplicação - que recebeu 4,7 estrelas em cinco numa média determinada em função das votações de 369 utilizadores - chegou a estar no primeiro lugar da tabela, na semana em que foi lançada.

A encerrar o capítulo das soluções gratuitas, deixamos uma lista mais alargada dos títulos que capazes de convencer os utilizadores da plataforma.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

Entre as aplicações pagas, o principal destaque vai para o recém-chegado Grand Theft Auto III, também conhecido como GTA III. A edição mobile, que marca o 10º aniversário do popular título para consolas e computadores, custa 3,99 euros e leva uma classificação de 3,6 estrelas por parte de quem experimentou.

[caption]Gran Theft Auto III[/caption]

O jogo promete resolução HD, jogabilidade otimizada para ecrãs táteis e suporte para comandos, caso o utilizador queira ligar um (por USB) ao tablet ou smartphone. Note-se que nem todos os equipamentos suportam o software, se está interessado, convém ver se o seu está na lista.

A segunda aplicação paga mais descarregada é o Beautiful Widgets. Como o nome faz adivinhar, trata-se de um pacote de diferentes widgets personalizáveis para adicionar ao telefone.
Conte com relógios, calendário, informações meteorológicas e vários temas para o ecrã, por 1,99 euros. As críticas são boas: 4,5 estrelas.

Por um valor menos significativo (0,68 euros) pode comprar aquela que é a terceira aplicação mais descarregada. Chama-se Cut de Rope e é um jogo que depois dos bons resultados conseguidos no iPhone - onde cerca de 60 milhões de utilizadores lhe deram, em média, 4,81 estrelas em cinco - faz este mês a sua estreia no Android. Até agora, os 19 mil votantes não o estão a deixar ficar mal…

[caption]cut the rope[/caption]

No quarto lugar da tabela surge uma solução destinada a oferecer aos utilizadores de smartphones Android um software para câmara fotográfica mais completo que o incluído "de origem" no sistema operativo.

A Câmara Zoom FX é comercializada por 1,99 euros e para além dos múltiplos efeitos que permite aplicar às imagens captadas, oferece diversos modos de captação e possibilidades como a de personalizar os botões do telemóvel para controlar a câmara ou a de programá-la para disparar ao som de palmas, voz, etc.

[caption]Câmera Zoom XX[/caption]

A lista de hoje fica completa com o Where's My Water?, da Disney. Este conjunto de puzzles de física convida os jogadores a ajudarem Swampy, o jacaré, a fugir à sabotagem do crocodilo Cranky em 140 níveis. A aplicação custa 0,76 euros e está classificada com uma média de 4,6 estrelas.

Tal como no caso das aplicações gratuitas, deixamos abaixo um Top mais alargado das soluções preferidas dos utilizadores.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes